UM OUTRO TIPO DE VIRUS
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 21 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Reverendo Padre Jorge Aquino.
Em um revelador livro que acabei de ler, o conhecido psicólogo português Oliver James, descreve uma espécie de pandemia que atinge a nossa sociedade, causada por um virus que ele chama de "Affluenza".
Para este autor, que realizou uma pesquisou, que durou quase um ano, em lugares como Nova Zelândia, Austrália, Singapura, Xangai, Moscou, Copenhague e Nova Yorque, é possível identificar um "vírus" extremamente contagioso, que vem atingindo particularmente a classe média, e que ele chamou de "Affluenza".
Segundo Oliver James, aqueles que estão infectados por este vírus, começam a manifestar seus principais sintomas, quais sejam: dar muito valor ao dinheiro, aos bens, à aparência (física e social) e à fama. Segundo este psicólogo, "As pessoas com esses valores correm mais riscos de sofrerem de distúrbios emocionas, depressão, ansiedade, abuso de substâncias e disfunção de personalidade".
Isto ocorre, segundo ele, porque existem quatro necessidades básicas a serem supridas para todas as pessoas. Primeiro, a necessidade de nos sentirmos seguros emocional e materialmente; segundo, a necessidade de nos sentirmos parte de uma comunidade na qual nos relacionamos com outras pessoas; terceiro, a necessidade de nos sentirmos aptos e competentes para cumprirmos tarefas de forma eficiente - o que nos impede de nos sentirmos inúteis, e, finalmente, a necessidade de nos sentirmos autônomos, ou minimamente responsáveis e senhores de nosso próprio destino, sem que precisemos utilizar alguma espécie de máscara. Segurança, pertencimento, eficiência e autonomia. Eis as quatro necessidades básicas do homem contemporâneo.
O que o vírus efetivamente faz, é embaralhar e misturar aquilo que queremos com aquilo que realmente precisamos. Em resumo, confundimos o ser com o ter. Desta forma, a necessidade de consumir e de ostentar, se revelou como algo fundamental para os infectados.
Encerro estas poucas palavras reconhecendo que, acreditamos ser absolutamente justo e necessário que nos preocupemos com a pandemia do Coronavirus, que vem destruindo milhões de vidas ao redor do mundo. No entanto, é também muito importante tomar ciência dos valores que estão sendo disseminados pela pandemia da "Affluenza", bem assim, das consequências que esta enfermidade vem trazendo às relações pessoais e mesma a cada indivíduo. Diante disso, só nos resta duas opções: ou bem nos rendemos a estes valores e a suas consequências nefastas, ou bem a enfrentamos, assumindo uma postura contracultural e sendo identificados como pessoas "estranhas" e que não se "adaptam" à realidade e ao mundo real.

Comments