top of page

SÍNODO CATÓLICO ALEMÃO PEDE BÊNÇÃOS GAYS, CLERO FEMININO E PADRES CASADOS

  • Foto do escritor: Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
    Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
  • 8 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

A Assembleia Sinodal Católica Romana para a Alemanha instou o Papa Francisco a repensar sua oposição sobre as mulheres diáconos e padres casados e também a mudar o ensino da Igreja sobre a moralidade das práticas homossexuais.

Reunido em Frankfurt em Main de 2 a 5 de fevereiro de 2022, o Sínodo adotou várias resoluções controversas que mudariam a prática da Igreja. O Sínodo votou a favor da bênção de casais do mesmo sexo (161 a 34); pediu uma reavaliação dos ensinamentos da Igreja sobre homossexualidade (174 a 22); pediu a ordenação de mulheres diaconisas (163 a 42); e os bispos pediram permissão aos padres para se casarem sem deixar o sacerdócio (159 a 26).

O Sínodo alemão, inaugurado em janeiro de 2020, foi convocado em resposta a um relatório de 2018 sobre a crise de abuso sexual de clericais na Alemanha. Os oradores nesta sessão do Sínodo argumentaram que uma mudança no ensino da igreja era necessária para responder à crise de abuso e corrigir erros de gênero na organização e estrutura da igreja. “As mulheres são chamadas em igual medida para exercer o ministério diaconal e não pode haver exclusão aqui com base no gênero”, diz a declaração sobre os diáconos, afirmando ainda que a convocação para as mulheres diaconisas foi um passo intermediário para a abertura “a todos os gêneros” ao ministério ordenado.

O Sínodo é composto por 230 membros, dos quais 192 estiveram presentes nesta sessão; 69 bispos, 68 membros do Comitê Central dos Católicos Alemães, 10 representantes de ordens monásticas (3 monges, 7 freiras), 26 padres diocesanos, 15 representantes de organizações juvenis, 4 diáconos permanentes, 8 assistentes pastorais leigos, 3 professores de teologia católica e 20 representantes de organizações leigas adicionais. Dos 69 bispos elegíveis para participar, 59 estiveram presentes.

Os votos não são declarações obrigatórias para a igreja, mas expressam a vontade dos membros do Sínodo. Os bispos alemães devem, por uma margem de dois terços, endossar as resoluções para que sejam encaminhadas ao Vaticano para consideração.

[Retirado de https://anglican.ink/2022/02/08/german-catholic-synod-calls-for-gay-blessings-women-clergy-married-priests/ em 08 de fevereiro de 2022, traduzido e adaptado por Jorge Aquino]



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MUDAMOS PARA OUTRO SITE

Caríssimos leitores, já que estamos com dificuldades de acrescentar novas fotos ou filmes nesse blog, você poderá nos encontrar, agora,...

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Padre Jorge Aquino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page