top of page

Sta. Maria Madalena

  • Foto do escritor: Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
    Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
  • 22 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura
MARIA-MADALENA

Pelo que lemos no Novo Testamento, sabemos que ela acreditava que Jesus Cristo realmente era o Messias. (Lucas 8: 2; 11: 26; Marcos 16: 9). Ela esteve presente na crucificação e no funeral de Cristo, juntamente com Maria de Nazaré e outras mulheres. (Mateus 27: 56; Marcos  15: 40; Lucas 23: 49; João 19: 25). Apos o por do sol do dia sagrado judaico, o sábado, quando este findava, segundo o costume bíblico ela comprou certos perfumes a fim de preparar o corpo de Cristo da forma como era de costume. Permanecera na cidade durante todo o sábado, e no dia seguinte, de manhã muito cedo, “quando ainda estava escuro” foi ao sepulcro. Maria estava da parte de fora, a chorar, debruçou-se para dentro do túmulo e viu dois anjos vestidos de branco sentados onde tinha estado o corpo de Jesus, um á cabeceira e outro aos pés. Perguntaram-lhe “Mulher porque choras?” E ela respondeu “porque levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram”, dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, mas não O reconheceu. E Jesus disse-lhe: ” Mulher, porque choras? Quem procuras? Ela pensando que era o encarregado do Horto disse-Lhe: Senhor se foste tu que O tiraste, diz-me onde O puseste, que eu vou busca-l’O. Disse-Lhe Jesus: “Maria!” Ela aproximando-se exclamou em hebraico: ” Rabbuni!”- que quer dizer Mestre! Jesus disse-lhe; “Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai; mas vais ter com os meus irmãos e diz-lhes: “Subo para O meu Pai que é vosso Pai, para O meu Deus que é vosso Deus” :Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Vi o Senhor!” E contou o que Ele lhe tinha dito. (João 20:18;  Mateus 28: 1-10; Marcos 16: 1-11; Lucas 24: 1-10; João 20: 1,2) . Nada mais se sabe sobre ela a partir da leitura dos Evangelhos canônicos. Em Lucas 8: 2,  faz-se menção, pela primeira vez, de “Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios”. Não há qualquer fundamento bíblico para considerá-la como a prostituta arrependida dos pecados que pediu perdão a Cristo; também não há nenhuma menção de que tenha sido prostituta. Este episódio é frequentemente identificado com o relato de”Maria aos pés de Jesus” encontrado em Lucas, ainda que não seja referido o nome da mulher em causa.

No livro Aos Pés de Jesus (2000), o escritor adventista Doug Batchelor levanta a hipótese de que Maria Madalena, a Maria de Betânia (irmã de Lázaro), a pecadora de Lucas 7 e a adúltera de João 8 teriam sido a mesma pessoa.

Recentemente muitas outras teorias vem surgindo acerca dessa personagem bíblica intrigante. Em 2003, Dan Brown escreveu O Código da Vinci, onde apresenta Maria Madalena como uma apóstola e esposa de Jesus, com quem Nosso Senhor teria iniciado uma linhagem de descendentes que estariam entre nós e que ela seria o Santo Graal. Esta tese, obviamente, é o resultado de uma série de meias verdades associadas à uma imaginação extremamente criativa e ao desejo de fazer uma releitura sobre essa figura bíblica incontestavelmente importante.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MUDAMOS PARA OUTRO SITE

Caríssimos leitores, já que estamos com dificuldades de acrescentar novas fotos ou filmes nesse blog, você poderá nos encontrar, agora,...

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Padre Jorge Aquino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page