Sta. Maria Madalena
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 22 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

Pelo que lemos no Novo Testamento, sabemos que ela acreditava que Jesus Cristo realmente era o Messias. (Lucas 8: 2; 11: 26; Marcos 16: 9). Ela esteve presente na crucificação e no funeral de Cristo, juntamente com Maria de Nazaré e outras mulheres. (Mateus 27: 56; Marcos 15: 40; Lucas 23: 49; João 19: 25). Apos o por do sol do dia sagrado judaico, o sábado, quando este findava, segundo o costume bíblico ela comprou certos perfumes a fim de preparar o corpo de Cristo da forma como era de costume. Permanecera na cidade durante todo o sábado, e no dia seguinte, de manhã muito cedo, “quando ainda estava escuro” foi ao sepulcro. Maria estava da parte de fora, a chorar, debruçou-se para dentro do túmulo e viu dois anjos vestidos de branco sentados onde tinha estado o corpo de Jesus, um á cabeceira e outro aos pés. Perguntaram-lhe “Mulher porque choras?” E ela respondeu “porque levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram”, dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, mas não O reconheceu. E Jesus disse-lhe: ” Mulher, porque choras? Quem procuras? Ela pensando que era o encarregado do Horto disse-Lhe: Senhor se foste tu que O tiraste, diz-me onde O puseste, que eu vou busca-l’O. Disse-Lhe Jesus: “Maria!” Ela aproximando-se exclamou em hebraico: ” Rabbuni!”- que quer dizer Mestre! Jesus disse-lhe; “Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai; mas vais ter com os meus irmãos e diz-lhes: “Subo para O meu Pai que é vosso Pai, para O meu Deus que é vosso Deus” :Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Vi o Senhor!” E contou o que Ele lhe tinha dito. (João 20:18; Mateus 28: 1-10; Marcos 16: 1-11; Lucas 24: 1-10; João 20: 1,2) . Nada mais se sabe sobre ela a partir da leitura dos Evangelhos canônicos. Em Lucas 8: 2, faz-se menção, pela primeira vez, de “Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios”. Não há qualquer fundamento bíblico para considerá-la como a prostituta arrependida dos pecados que pediu perdão a Cristo; também não há nenhuma menção de que tenha sido prostituta. Este episódio é frequentemente identificado com o relato de”Maria aos pés de Jesus” encontrado em Lucas, ainda que não seja referido o nome da mulher em causa.
No livro Aos Pés de Jesus (2000), o escritor adventista Doug Batchelor levanta a hipótese de que Maria Madalena, a Maria de Betânia (irmã de Lázaro), a pecadora de Lucas 7 e a adúltera de João 8 teriam sido a mesma pessoa.
Recentemente muitas outras teorias vem surgindo acerca dessa personagem bíblica intrigante. Em 2003, Dan Brown escreveu O Código da Vinci, onde apresenta Maria Madalena como uma apóstola e esposa de Jesus, com quem Nosso Senhor teria iniciado uma linhagem de descendentes que estariam entre nós e que ela seria o Santo Graal. Esta tese, obviamente, é o resultado de uma série de meias verdades associadas à uma imaginação extremamente criativa e ao desejo de fazer uma releitura sobre essa figura bíblica incontestavelmente importante.
Comments