top of page

SER SOLTEIRO OU CASADO? A ESCOLHA É SUA…

  • Foto do escritor: Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
    Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
  • 16 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

Reverendo Padre Jorge Aquino

Certo dia resolvemos, eu e minha esposa, sair da cidade e ir até uma pousada que gostamos muito, distante 90km de casa. Passamos apenas uns dois dias lá, mas o pouco tempo que passamos nos fez perceber que algumas pessoas simplesmente não deveriam se casar.

Enquanto estávamos tomando um banho de piscina conhecemos um casal que estava em lua de mel. Que maravilha! Disse eu. “Espero que vocês sejam muito felizes”. Daí em diante a conversa se desenrolou e eu ouvi algo que jamais imaginei que ouviria de um marido. Ele me disse que, embora estivessem namorando a mais de cinco anos, só se casou com ela porque ela concordou em liberá-lo nas quintas-feiras. Ela fez um sinal com a cabeça dizendo que era verdade o que o marido estava dizendo, mas ela não conseguiu esconder a tristeza. A conversa não fluiu mais e eu e minha esposa nos afastamos. Saí dali com a certeza de que algumas pessoas simplesmente não deveriam casar.

Afinal você quer viver uma vida de solteiro ou de casado? As duas formas de vida são igualmente dignas e Paulo chega a afirmar que alguns receberam um “dom” ou uma “graça” para permanecerem solteiros. Para os solteiros é bom não ter ninguém mexendo nas coisas da casa ou deixando as roupas onde não deveriam. Os solteiros não precisam dar satisfação de suas vidas para ninguém. O que fazem, com quem saem, a hora que chegam, ninguém tem nada a ver com isso. Os solteiros podem ir a qualquer festa que quiserem e com quem quiserem. E podem chegar em casa a hora que quiserem. O que eu não consigo entender é porque alguém gostaria de ter uma vida assim sendo casado.

Sim, ser casado significa ter que assumir responsabilidades com alguém e cumprir uma série de requisitos e expectativas. Você não pode sair como, quando e com quem quiser. Mas ainda assim é um estilo de vida digno e igualmente abençoado por Deus.

Ser casado é ter um companheiro para compartilhar a vida. É ter um ombro para poder chorar nos dias ruins e oferecer um ombro quando nosso companheiro está passando por dificuldades. E eu estou falando de saúde ou doença, riqueza ou pobreza.

Ser casado é assumir a responsabilidade da fidelidade. Ser casado é não considerar a possibilidade de dividir o coração ou o corpo com mais ninguém. É levar a sério os votos de amor e de fidelidade. Ser casado é suprir as necessidades do seu companheiro. Não apenas as necessidades físicas como, por exemplo, as alimentares, mas também as psicológicas. Ser casado é ter a extraordinária capacidade de amar e ser amado. E isto significa se abrir para que alguém o machuque ainda que você tenha a certeza de que isso não vai acontecer.

Mas não é possível, não é bom, não é leal nem honesto tentar viver as duas realidades ao mesmo tempo. Não dá pra viver uma vida dupla sem ser hipócrita ou esquizofrênico. Tenho ciência que muitos discordarão de mim. Mas estou absolutamente convencido de que a única forma de vida que creio, vale a pena ser vivida, é a que é vivida a dois.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MUDAMOS PARA OUTRO SITE

Caríssimos leitores, já que estamos com dificuldades de acrescentar novas fotos ou filmes nesse blog, você poderá nos encontrar, agora,...

 
 
 

Comentarios


Post: Blog2_Post

©2020 por Padre Jorge Aquino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page