S. Alcuíno Diácono e Abade de Tours
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 20 de mai. de 2019
- 1 min de leitura

Alcuíno de York (Flaccus Albinus Alcuinus ; c. 735 – 19 de maio de 804 dC) – foi um estudioso inglês, clérigo, poeta e professor de York, Northumbria. Ele nasceu por volta de 735 e tornou-se aluno do Arcebispo Ecgbert em York. A convite de Carlos Magno, ele se tornou um dos principais eruditos e professores da corte carolíngia, onde permaneceu importante nos anos 780 e 90.
Alcuíno escreveu muitos tratados teológicos e dogmáticos, bem como alguns trabalhos gramaticais e vários poemas. Ele foi feito abade de Tour em 796, onde permaneceu até sua morte. “O homem mais instruído em qualquer lugar para ser encontrado”, de acordo com a Vida de Carlos Magno, de Einhard ( ca. 817-833), ele é considerado um dos arquitetos mais importantes do Renascimento Carolíngio. Entre seus alunos estavam muitos dos intelectuais dominantes da era carolíngia.
Coleta para o dia de Hoje: Deus Todo–Poderoso, que em uma época rude e bárbara levantou seu diácono Alcuino para reacender a luz do aprendizado: Ilumine nossas mentes, nós te pedimos, para que, em meio às incertezas e confusões de nosso próprio tempo, possamos mostrar tua eterna verdade; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, para todo o sempre. Amém.
Comments