
O ex-arcebispo de Canterbury Lord Wiliams instou o Conselho Mundial de Igrejas a expulsar a Igreja Ortodoxa Russa da organização ecumênica. Falando na Rádio 4 da BBC em 3 de abril de 2022, Lord Williams disse que o apoio da igreja russa ao ataque de seu governo à Ucrânia a desqualificou da família de igrejas cristãs. “Quando as igrejas estão apoiando ativamente a guerra de agressão, deixando de condenar violações óbvias em qualquer tipo de conduta ética em tempos de guerra, então outras igrejas têm o direito de levantar a questão.”
“Acho que há um forte argumento para a expulsão, porque vimos esses sinais”, explicou.
Lord Williams, que serviu como arcebispo de Canterbury de 2003 a 2012, exortou as Igrejas Ortodoxas a pressionar o Patriarcado de Moscou a intervir em seu governo sobre a guerra. Ele acrescentou que acredita que “há muitas pessoas no mundo ortodoxo que sentem que a própria ortodoxia está comprometida” pelo silêncio da igreja russa” e “que se sentem quase envergonhados de serem associados” a ela.
Lord Williams exortou o Patriarca Kirill a agir. “Seu próprio rebanho está sendo morto na Ucrânia, por outros membros de seu próprio rebanho”, acrescentando: “É sua responsabilidade condenar o assassinato de seu próprio rebanho, por quem você está respondendo a Jesus Cristo”.
Comentários