top of page

QUANDO DEUS REJEITA O SEU SERVIÇO

  • Foto do escritor: Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
    Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
  • 2 de jul. de 2018
  • 3 min de leitura
Padre_Jorge Aquino_04

Reverendo Padre Jorge Aquino.

Depois que o Rei Saul fora rejeitado por Deus, o Senhor delegou ao profeta Samuel, a responsabilidade de escolher um novo Rei para servir à Deus e governar sobre Israel. Quando o profeta chega à casa de Jessé, imediatamente entendeu que havia achado o futuro Rei que serviria a Deus governando seu povo. No entanto, eis que algo inusitado acontece. O texto bíblico nos diz de forma clara: “Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido. ‘Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração’” (1Sm 16.6,7)”.

Na verdade, temos muita dificuldade em entender por que Deus aceita a obra realizada por uma pessoa e não a que foi feita por outra. Quando lemos este texto, no entanto, e comparamos com outros, as coisas ficam mais claras.

Quando Samuel chega na casa de Jessé e vislumbra Eliabe, ele imediatamente entende que está diante daquele a quem Deus escolhera. Por que Samuel teve esse raciocínio? Pelo que sabemos, poderíamos argumentar que Samuel entende que seria Eliabe porque ele era o primogênito, logo, aquele que, depois de seu pai, teria a maior autoridade. Mas não existe esse argumento no texto lido. Pelo que lemos nas Escrituras, Deus rejeita o serviço de pessoas por razões mais subjetivas. Portanto, confrontando a frase de Samuel que disse: “Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido”, Deus reage com algumas informações significativas.

Em primeiro lugar, quando você valoriza a aparência. O texto sagrado diz: “Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura”. Não há quem negue que nossa sociedade somente valoriza a aparência. Por isso pessoas passam horas nas academias; por isso gasta-se tanto dinheiro em cirurgias plásticas; por isso existem aplicativos para mudar sua aparência nas redes sociais; por isso quem se julga “fora dos padrões de beleza” podem até entrar em depressão. Não se engane, meu querido. Deus não está interessado em que você “tenha uma aparência” de cristão, nem que sua adoração seja agradável aos olhos dos homens. A palavra de Deus para essas pessoas está escrita no texto lido: “porque o rejeitei”. Deus rejeita celebrações feitas para engrandecer o celebrante (Rei, Sacerdote ou Profeta) e não a glória de Deus. Será maldito todo o que se aproxima para a celebração apenas para gloriar-se.

Em segundo lugar, quando seu critério de julgamento é errado. Segundo as Escrituras: “o SENHOR não vê como vê o homem”. Deus não aceitará o seu serviço ou a sua adoração, quando ele não tiver a perspectiva correta. Quando vamos celebrar ou adorar ao Senhor, precisamos estar preocupados em saber o que Ele deseja. E o que Ele deseja está claramente exposto no livro de Salmos: “Cria em mim, ó Senhor, um coração puro; e renova em mim um espírito reto” (Sl 51: 9). Somente quando nosso coração é puro e nosso espírito é reto – e não torto -, seremos capazes de ver como Deus enxerga. Quem trata a adoração, o louvor e a celebração a Deus como um negócio, como uma forma de ganhar dinheiro, como um caminho para o sucesso ou como instrumento de projeção pessoal é rejeitado por ele e abandonado pelo Senhor.

Em terceiro lugar, quando invertemos o essencial pelo acessório. Segundo a Bíblia: “O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração”. Deus não aceitará seu serviço, sua adoração ou sua celebração se ela estiver voltada para sua glória pessoal. Diz o Senhor nas Escrituras: “a minha glória não darei a outrem” (Isaías 42:8). Se você celebra pensando em “aparecer”, para que todos vejam como você é maravilhoso, e para que seu nome seja enfatizado e ressaltado dentro os demais, tenho uma péssima notícia para você: Deus te rejeitou. Você até poderá gozar de fama, ser apontado nas ruas, ter milhares de seguidores nas mídias sociais, ganhar muito dinheiro com isso, ganhar notoriedade e popularidade, mas Deus abomina seus falsos atos de adoração. Por isso, Diz Deus por meio do profeta Isaías: “não posso suportar iniquidade, associada a reunião solene. (…) A minha alma odeia as vossas solenidades; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer (Isaías 1: 13,14).

Portanto, não se engane. Deus não está interessando no que você é capaz de fazer no altar. Ele está interessado na pureza e na retidão de seu coração; Ele está interessado em vislumbrar – em seu coração – o desejo que você tem em louvá-lo e servi-lo. Ele não suporta a associação existente entre a maldade e a solenidade. E Deus julgará com verdade, mais cedo ou mais tarde. Portanto, “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça” (Marcos 7: 10).

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MUDAMOS PARA OUTRO SITE

Caríssimos leitores, já que estamos com dificuldades de acrescentar novas fotos ou filmes nesse blog, você poderá nos encontrar, agora,...

 
 
 

Commentaires


Post: Blog2_Post

©2020 por Padre Jorge Aquino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page