PADRE JORGE AQUINO COMENTA O CATECISMO ANGLICANO DA ACNA - 8ª QUESTÃO
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 18 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
8ª QUESTÃO. Como Deus te salva?
Deus me salva pela graça, que é o seu imerecido amor dado a mim em e através de Jesus. “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
Comentário:
Esta é a pergunta que fez surgir todas as manifestações religiosas do mundo. Todas elas acreditam ter a resposta para essa importante pergunta e cada uma delas, a seu modo, apresenta um sistema integrado de salvação. O que há de comum a todas elas, é a participação do homem no processo de sua própria salvação.
Quando lemos as Escrituras Sagradas, no entanto, entendemos que a salvação, conforme exposta neste texto, possui algumas características fundamentais.
Em Primeiro lugar, as Escrituras nos revelam que nós somos salvos pela graça. Segundo o catecismo, Deus “me salva pela graça”. Mas o que significa “graça”? Nas Escrituras, “graça” é um “favor imerecido”, ou seja, é algo que nos é dado sem que mereçamos nada. O corolário dessa afirmação é que não existe nada em nós que nos faça merecer a salvação de Deus, ou seja, a graça de Deus contraria frontalmente a teoria do Karma. Segundo essa teoria, nossa evolução espiritual depende de nosso gestos e atitudes. Se fizermos o bem, evoluiremos em uma vida posterior. Em outras palavras, nossa salvação depende de nossos méritos. Mas não é assim que afirma as Escrituras. Para a Bíblia Sagrada, “pela graça sois salvos, por meio da fé, e ela não vem de vós, é dom de Deus; não vem de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8).
Em Segundo lugar, essa graça só é aplicada a nossa vida por meio da fé em Jesus. Por isso o Catecismo afirma que a graça é “o seu imerecido amor dado a mim em e através de Jesus”. São os méritos de Jesus, não os nossos, que fazem com que sejamos aceitos por Deus e salvos. Quando Deus nos olha, portanto, Ele nos observa através dos méritos de Jesus Cristo. Eis a razão da citação feita do texto do Evangelho de São João 3: 16: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Todos aqueles que depositarem sua fé em Jesus Cristo, ou seja, todos aqueles que creem nEle, recebem de Deus a vida eterna.
Em resumo, temos duas lições que nos são dadas pelas Escrituras Sagradas. A primeira dela é que a salvação não depende de nossos méritos ou obras, mas unicamente da graça de Deus; em segundo lugar, é nossa fé em Jesus que nos assegura a salvação. Não deposite sua fé, portanto, em promessas ilusórias ou na vã teoria de que seus esforços são suficientes para leva-lo até Deus. Feche seus olhos e diga para Deus que deseja receber a salvação de graça por meio de Jesus Cristo, e Ele te salvará.

Comments