top of page

PADRE JORGE AQUINO COMENTA O CATECISMO ANGLICANO DA ACNA - 8ª QUESTÃO

  • Foto do escritor: Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
    Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
  • 18 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

8ª QUESTÃO. Como Deus te salva?

Deus me salva pela graça, que é o seu imerecido amor dado a mim em e através de Jesus. “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Comentário:

Esta é a pergunta que fez surgir todas as manifestações religiosas do mundo. Todas elas acreditam ter a resposta para essa importante pergunta e cada uma delas, a seu modo, apresenta um sistema integrado de salvação. O que há de comum a todas elas, é a participação do homem no processo de sua própria salvação.

Quando lemos as Escrituras Sagradas, no entanto, entendemos que a salvação, conforme exposta neste texto, possui algumas características fundamentais.

Em Primeiro lugar, as Escrituras nos revelam que nós somos salvos pela graça. Segundo o catecismo, Deus “me salva pela graça”. Mas o que significa “graça”? Nas Escrituras, “graça” é um “favor imerecido”, ou seja, é algo que nos é dado sem que mereçamos nada. O corolário dessa afirmação é que não existe nada em nós que nos faça merecer a salvação de Deus, ou seja, a graça de Deus contraria frontalmente a teoria do Karma. Segundo essa teoria, nossa evolução espiritual depende de nosso gestos e atitudes. Se fizermos o bem, evoluiremos em uma vida posterior. Em outras palavras, nossa salvação depende de nossos méritos. Mas não é assim que afirma as Escrituras. Para a Bíblia Sagrada, “pela graça sois salvos, por meio da fé, e ela não vem de vós, é dom de Deus; não vem de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8).

Em Segundo lugar, essa graça só é aplicada a nossa vida por meio da fé em Jesus. Por isso o Catecismo afirma que a graça é “o seu imerecido amor dado a mim em e através de Jesus”. São os méritos de Jesus, não os nossos, que fazem com que sejamos aceitos por Deus e salvos. Quando Deus nos olha, portanto, Ele nos observa através dos méritos de Jesus Cristo. Eis a razão da citação feita do texto do Evangelho de São João 3: 16: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Todos aqueles que depositarem sua fé em Jesus Cristo, ou seja, todos aqueles que creem nEle, recebem de Deus a vida eterna.

Em resumo, temos duas lições que nos são dadas pelas Escrituras Sagradas. A primeira dela é que a salvação não depende de nossos méritos ou obras, mas unicamente da graça de Deus; em segundo lugar, é nossa fé em Jesus que nos assegura a salvação. Não deposite sua fé, portanto, em promessas ilusórias ou na vã teoria de que seus esforços são suficientes para leva-lo até Deus. Feche seus olhos e diga para Deus que deseja receber a salvação de graça por meio de Jesus Cristo, e Ele te salvará.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MUDAMOS PARA OUTRO SITE

Caríssimos leitores, já que estamos com dificuldades de acrescentar novas fotos ou filmes nesse blog, você poderá nos encontrar, agora,...

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Padre Jorge Aquino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page