top of page

PADRE JORGE AQUINO COMENTA O CATECISMO ANGLICANO DA ACNA - 7ª QUESTÃO

  • Foto do escritor: Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
    Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
  • 16 de jul. de 2021
  • 3 min de leitura

7º QUESTÃO. O que Deus quer lhe dar?

Deus quer reconciliar-me consigo mesmo, livrar-me do cativeiro do pecado, encher-me de conhecimento dele, tornar-me um cidadão do seu Reino e me capacitar a adorá-lo, servi-lo e glorificá-lo agora e para sempre. (1 João 5: 11-12, 2 Coríntios 5:19, Efésios 2:19, 3:19, Colossenses 1: 9)


Comentário:

Na pergunta anterior refletimos sobre o caminho da vida que nos é oferecido por Deus. Agora, nos deparamos com uma pergunta fundamental para nossa vida espiritual: O que Deus quer lhe dar? Na resposta apresentada pelo Catecismo da ACNA é possível identificar cinco pontos fulcrais sobre esses dons com os quais Deus deseja presentear a mim e a você.

Em primeiro lugar, Deus quer “reconciliar-me consigo mesmo”. A relação da humanidade para com Deus, desde que ocorreu a “queda”, separou dramaticamente Deus de sua criação mais importante: o próprio homem. Agora, Ele mesmo, por meio de Cristo, quer nos reconciliar consigo. Esta verdade pode ser vista em II Co 5: 19, que diz: “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação”.

Em segundo lugar, Deus quer “livrar-me do cativeiro do pecado”. As Escrituras dizem que quem comete pecado é escravo do pecado, mas se o Filho nos libertar, verdadeiramente seremos livres. Em Cristo Deus nos livra do cativeiro do pecado. Podemos ver essa verdade fundada nas Escrituras que afirmam em I Jo 5: 11, 12: “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”. Ao nos dar o Filho, o Pai nos coloca em sua família novamente e nos reconcilia com Ele, retirando-nos do cativeiro do pecado.

Em terceiro lugar, Deus quer “encher-me de conhecimento dele”. Nós o conhecemos pela Revelação Geral, pela Revelação Especial, que está registrada nas Escrituras, e se revela especialmente na pessoa de Jesus Cristo. É, portanto, na pessoa de Cristo e nas Escrituras Sagradas, que encontramos um conhecimento de Deus. Mas, de uma perspectiva mística, um relacionamento pessoal nos dá um conhecimento privilegiado dEle, intermediado pelo Espírito Santo. Paulo nos diz em Efésios 3: 19: “E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus”. Em outra passagem Paulo é mais enfático ainda ao se referir sobre sua oração pelos irmãos em Colossos com as seguintes palavras: “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual” (Cl 1: 9).

Em quarto lugar, Deus quer tornar-me um cidadão do seu Reino. O Reino de Deus é o nome que damos ao domínio no qual Ele é o Senhor. Usando a metáfora do Reino, e do cidadão, tão comum àquela realidade política, Paulo nos ensina em Efésios 2: 19 que “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus”.

Finalmente, em quinto lugar, Deus quer me capacitar a adorá-lo, servi-lo e glorificá-lo agora e para sempre. Uma vez reconciliado com Deus e livre do cativeiro do pecado, o cristão passa a ter uma relação íntima com o Senhor e com Sua Palavra, que o torna apto para adorar, servir e glorificar o Senhor com uma alma limpa e com um espírito livre de todo o mal. Esse desejo de adorar o nosso salvador e redentor é real e constante no coração de quem já o conheceu.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MUDAMOS PARA OUTRO SITE

Caríssimos leitores, já que estamos com dificuldades de acrescentar novas fotos ou filmes nesse blog, você poderá nos encontrar, agora,...

 
 
 

Commentaires


Post: Blog2_Post

©2020 por Padre Jorge Aquino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page