PADRE JORGE AQUINO COMENTA O CATECISMO ANGLICANO DA ACNA - 6ª QUESTÃO
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 7 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
6ª QUESTÃO: Qual é o caminho da vida?
O caminho da vida é uma vida voltada para amar e responder a Deus Pai e seu Filho, Jesus Cristo, no poder do Espírito Santo que habita em Deus, e nos levando à vida eterna. (João 14: 23-26; Colossenses 1: 9-12; Efésios 5: 1-2, Romanos 12: 9-21)
Comentário:
Enquanto existem tantos que preferem seguir pelo caminho da morte, Deus nos convida a seguir o caminho da vida. Mas que caminho é esse? Esse caminho possui algumas características marcantes.
Em primeiro lugar, o caminho da vida é um caminho que envolve uma vida voltada para o amor a Deus e a Jesus Cristo. De fato, esse é o primeiro grande mandamento: amar a Deus acima de todas as outras coisas. Quando amamos algo estabelecemos aquilo ou aquela pessoa como objeto maior de nosso interesse e alvo de nossas ações e desejos. Esse ser ou objeto assume uma condição de absolutidade em nossa vida. Amar a Deus significa colocar todos os outros seres, todas as outras pessoas e todos os outros valores abaixo daquilo que Deus exige. Aquele que busca apenas seus próprios interesses não ama a Deus e não segue no caminho da vida. Lembremos das palavras de Paulo em Efésios 5: 1, 2 que diz: “Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus em cheiro suave”.
Em segundo lugar, o caminho da vida é um caminho que envolve uma vida vivida sob o poder do Espirito Santo. Viver sob o poder do Espírito Santo significa ser dirigido por Ele. O texto de João 14: 23-26 une claramente esses dois elementos quando afirma: “Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estás ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou. (…) Mas o Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito”. O texto de Colossenses é igualmente importante na medida em que revela o desejo de Paulo para que a Igreja seja cheia do conhecimento da vontade de Deus, em toda a sabedoria e entendimento espiritual. Desta forma poderemos andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, crescendo no conhecimento de Deus e frutificando em toda boa obra. Nosso Deus nos tirou do poder das trevas e nos transportou para o reino do seu Filho amado (Colossenses 1: 9-12).
Em terceiro lugar, aquele que segue o caminho da vida segue em direção à vida eterna. Essa é a consequência lógica daqueles que andam pelo caminho da vida. Aqueles que seguem as exortações apresentadas por Paulo em Romanos 12: 9-21, porque aprendem a vencer o mal com o bem, assemelham-se a seu Senhor tanto em seu caminho na terra como em sua entrada nos céus. Na realidade as Escrituras são claras ao afirmar que só existem dois caminhos (Mateus 7: 13, 14) e ao nos exortar: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz à vida e poucos são os que a encontram”. Em resumo, além de afirmar a existência de dois caminhos e duas portas, Jesus nos diz que, lamentavelmente, a maioria prefere o caminho largo e mais fácil de uma vida licenciosa e desregrada que vilipendia o amor de Deus e do próximo.
Por mais que seja difícil seguir o caminho da vida, que consigamos resistir a tentação de seguir o caminho mais fácil que conduz à morte eterna.

Comments