PADRE JORGE AQUINO COMENTA O CATECISMO ANGLICANO DA ACNA
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 22 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
1ª QUESTÃO: O QUE É O EVANGELHO?
1. O que é o Evangelho?
O Evangelho são as Boa notícia do amor de Deus e da salvação da humanidade perdida através do ministério em palavras e obras de seu Filho, Jesus Cristo. (1 Coríntios 15: 1-4, Romanos 5:15, João 1:12, 1 João 5: 11-12)
Comentário:
Nesta primeira pergunta encontramos três informações extremamente importantes para toda a humanidade. A primeira dela diz respeito ao significado da palavra “Evangelho”. Esta palavra, que vem do grego e significa “boa notícia”. Ter uma boa notícia para dar é ser portador do Evangelho. Desta forma todo cristão deve ser portador dessa Boa Notícia para toda a humanidade.
A segunda verdade que encontramos aqui, nos fala sobre a origem desse Evangelho que todos nós, como cristão, devemos pregar. O texto diz que o Evangelho são as boas notícias do amor de Deus e da salvação da humanidade. Nem tudo está perdido. Há uma grande notícias que as pessoas precisam ouvir: Deus as ama e as quer salvar. Eis aqui não apenas a origem, mas também o conteúdo dessa Boa Nova que precisamos levar às pessoas que nos rodeiam.
Por fim, a terceira verdade que encontramos aqui é que o amor de Deus e a salvação da humanidade, ou seja, a concretização do Evangelho, ocorre por meio do ministério de Jesus Cristo, particularmente em suas obras e palavras. Eis a forma que o Evangelho assumiu: palavras e obras. As palavras se materializam por meio das obras. De nada adianta falar sem viver o que se anuncia. Por isso Jesus foi até as últimas consequências por aquilo que pregava.
Os textos citados são muito importantes para nós. No primeiro Paulo nos diz que o evangelho que ele anuncia e que foi ensinado aos coríntios – o qual era responsável por sua salvação – era a mensagem de que Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou, segundo as Escrituras. O segundo texto diz que, se pela ofensa de um só homem muitos morreram, muito mais “pela graça e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos”. No terceiro texto o evangelista João nos diz que todos os que receberem a Jesus, se tornam filhos de Deus, pois creram em seu nome. E no último texto é claro ao afirmar que aquele que tem o Filho tem a vida eterna, mas quem não o tem, não tem a vida.
Meu querido, você já recebeu este evangelho? Você está disposto a anunciar esse evangelho de vida aos que dele necessitam? Há muitos que precisam ouvir essas palavras e você, cristão, é o instrumento que Deus quer usar para que a humanidade saiba que a vida está em Jesus.

Comments