O Sucesso financeiro 3
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 2 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

Padre Jorge Aquino.
O terceiro problema que pode interferir negativamente na vida do casal, em relação ao sucesso financeiro, tem a ver com a prioridade do emprego de um em relação ao emprego do outro.
Tratando o tema de uma perspectiva prática, conheci um casal que era composto por um professor universitário e uma engenheira de petróleo. Enquanto ele dava aulas em Natal, ela trabalhava na bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Ambos se encontravam semanalmente, ou numa cidade ou em outra, ou em uma cidade entre as duas. Eles representavam o exemplo típico de casal promissor com um futuro maravilhoso pela frente.
Mas eis que tudo mudou quando ela recebeu o convite para ser a gerente geral de sua empresa – que prestava serviço para a Petrobrás. Ela iria ganhar muito mais e ter um up grade extraordinário em sua vida. O único problema é que ela teria que se mudar para a Europa, onde ficava a gerência geral.
Quando ela veio até Natal para falar sobre a proposta de trabalho, os dois se viram diante de um enorme dilema. As opções eram: ou ela diria não à proposta de ascensão funcional e ficaria no Brasil; ou ele deixaria um emprego federal para ir com ela para a Europa; ou iriam cada um para o seu lado.
A primeira decisão que tomaram é que eles não abririam mão de se casarem. Em seguida passaram todo o fim de semana discutindo as possibilidades. E eis que tudo ocorreu da seguinte forma: como ele era funcionário público, ele pediu dois anos de licença não remunerada e iria com ela para a Europa, e ambos sentiriam como seria a vida por lá. Ela assumiria a gerência geral da empresa, ganhando em euro e com todas as vantagens que a empresa oferecia. Bem, eu fiz o casamento dos dois, faz muitos anos e nunca mais os vi por aqui. Imagino que tudo tenha dado certo e ele, que já tinha mestrado, tenha aproveitado o tempo por lá para fazer um doutorado e dar aulas em alguma Universidade na Europa.
O que eu quero dizer com essa história é que a realização profissional de um não pode ocorrer em decorrência do fracasso profissional do outro. É preciso que ambos sente, conversem e avaliem a situação para decidirem qual caminho seguir. Ambos os cônjuges tinham diante de si um caminho promissor; mas um deles teve abrir mão disso para seguir o outro. Isso não pode ser imposto nem por questões de gênero nem por vantagens financeiras. É preciso conversar, e conversar muito para que se chegue a um denominador comum. Somente assim, o sucesso profissional dos dois, vai ser uma bênção para ambos.
Comments