O QUE É A IGREJA ANGLICANA?
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 5 de set. de 2020
- 5 min de leitura
Rev. Jason Clark
Muitas vezes as pessoas que fazem parte de igrejas cristãs evangélicas ou de fora da igreja me perguntam: "O que é um anglicano?" É difícil responder de forma concisa. Em suma, a Igreja Anglicana é uma comunhão de igrejas com um relacionamento espiritual com a Igreja da Inglaterra e está em continuidade com a igreja indivisa dos primeiros 1000 anos de história cristã. A Igreja Anglicana é única no cristianismo ocidental, pois não é católica romana nem tecnicamente protestante. Em vez disso, a Igreja Anglicana segue um caminho conhecido como Via Media , que em latim significa 'caminho do meio'. A Via Media é uma síntese da crença cristã que busca preservar o vasto corpo de verdades históricas e alguns rituais encontrados dentro da tradição católica, enquanto omite os excessos teológicos anti-bíblicos encontrados no catolicismo romano medieval contra os quais grupos protestantes têm reagido fortemente. O objetivo deste artigo será descrever a Igreja Anglicana principalmente por meio do que fazemos. Para realizar essa tarefa, criei seis categorias que ajudam a organizar minha descrição. A Igreja Anglicana é católica, apostólica, sacramental, litúrgica, adere à autoridade bíblica e é uma comunhão global.
Primeiro, a Igreja Anglicana é católica. Por católico não queremos dizer católico romano. O termo católico significa simplesmente “universal” e é frequentemente usado como uma referência à Igreja indivisa dos primeiros 1000 anos de história cristã; uma época em que a multidão de denominações que conhecemos hoje não existia. A catolicidade da Igreja Anglicana está enraizada em nossa fidelidade e compromisso com os antigos credos da Igreja: os credos dos apóstolos, o Niceno e o Atanásio. O Credo Niceno é normalmente recitado semanalmente todos os domingos durante a Santa Comunhão. O Credo dos Apóstolos normalmente é recitado durante as orações matutinas e vespertinas. Os credos fornecem um resumo das crenças essenciais da fé cristã de acordo com a autoridade dos Concílios Ecumênicos da Igreja primitiva e estão indiscutivelmente de acordo com as Escrituras. Quando recitamos os credos juntos em adoração, estamos fazendo uma declaração de que acreditamos no que todos os cristãos ortodoxos em todos os tempos e lugares acreditaram. Os credos são as declarações universais da verdade da Igreja.
Em segundo lugar, a Igreja Anglicana é apostólica. Os anglicanos são apostólicos porque o Evangelho que pregamos é o mesmo Evangelho que nos foi transmitido pelos apóstolos por meio de bispos ordenados, padres e diáconos. Esta ordem tríplice para o clero é conhecida como Episcopado. Os bispos originais da Igreja foram os apóstolos de Jesus e esses bispos serviram como os principais pastores da Igreja, assim como os bispos ainda fazem hoje. Os bispos ordenam sacerdotes que são chamados por Deus dentre o povo para serem pastores de congregações individuais e realizar o ministério sacramental da Igreja. Os bispos também ordenam diáconos para ajudar os bispos e padres em seus deveres sacramentais, para ensinar a fé aos novos discípulos e para servir aos pobres. Cada padre é primeiro ordenado diácono e cada bispo é primeiro ordenado padre. Esta cadeia de ordenação é ininterrupta.
Terceiro, a Igreja Anglicana é sacramental. Um sacramento é um sinal externo e visível de uma graça interna, interna e espiritual que nos é dado como meios pelos quais nós receberemos certas graças. Por exemplo, o sinal visível e externo do batismo é a água e a graça interna e espiritual é o perdão dos pecados, nossa adoção como filhos de Deus e a nova vida em Jesus Cristo. Nós cremos que Deus fundamentalmente nos transforma através do batismo nos transformando em membros do Corpo de Cristo. Os dois Sacramentos que foram instituídos por Cristo foram o batismo e a Santa Eucaristia. A Eucaristia é o verdadeiro centro da adoração Anglicana porque acreditamos que o pão e o vinho se tornam para nós o corpo e sangue de Jesus. Quando compartilhamos da presença de Cristo na Eucaristia, estamos unidos com Jesus e com nossos irmãos como um corpo – a igreja. A Eucaristia Anglicana é aberta para todos os Cristãos que foram batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Os Anglicanos também reconhecem outros cinco sacramentos da igreja: a confirmação, reconciliação dos penitentes, unção dos enfermos, matrimônio e ordenação.
Quarto, a Igreja Anglicana é litúrgica. Liturgia significa simplesmente “o trabalho do povo” e fornece uma ordem para nosso serviço de adoração. Nossa liturgia se encontra no Livro de Oração Comum. A liturgia eucarística Anglicana começa com um chamado ao culto enquanto as pessoas se reúnem em um espaço sagrado para reconhecer a presença de Deus em seu meio. Em seguida, a liturgia da palavra começa e uma passagem das Escrituras do Antigo Testamento, do Saltério, das Epístolas e dos Evangelhos é lida para a congregação, seguida por um sermão e, em seguida, a recitação do Credo Niceno. Isso é seguido por um tempo de reconciliação quando 'passamos a paz de Cristo' uns para os outros, confessamos nossos pecados corporativamente a Deus e recebemos a absolvição. Finalmente, o sacerdote inicia a liturgia eucarística, que é uma celebração do sacrifício expiatório de Deus que une as pessoas com Cristo como um só povo. Concluímos com uma bênção à medida que as pessoas são enviadas para amar e servir ao mundo como representantes de Jesus. O anglicanismo segue o princípio de lex orandi, lex credendi, que em latim significa "a lei da oração é a lei da fé". Em outras palavras, se você quer saber em que os Anglicanos acreditam, ore com eles. O 'Ofício Diário', encontrado no Livro de Oração Comum, fornece uma liturgia para a oração diária que forma a vida espiritual interior dos Anglicanos.
Quinto, a Igreja Anglicana se submete à autoridade bíblica. Existem três pilares de autoridade dentro da Igreja Anglicana: Escritura, tradição e razão. O maior entre esses três é a Escritura, uma vez que nada do que afirmamos acreditar pode contradizer o testemunho transmitido a nós através da Bíblia. Os Anglicanos também têm um grande respeito pela tradição apostólica que foi formada e transmitida a nós através dos líderes da Igreja ao longo dos tempos e informa nossa interpretação das Escrituras. A razão também informa nossa fé, já que as disciplinas acadêmicas têm ajudado muito a Igreja em nossa descoberta de como Deus criou e ordenou o universo. O catecismo da Igreja Anglicana na América do Norte foi escrito para ajudar os cristãos em seu discernimento da verdade e para ensiná-los as crenças fundamentais da fé cristã.
Sexto, a Igreja Anglicana é uma comunhão global. Na verdade, o anglicanismo é o terceiro maior agrupamento de cristãos do mundo, com cerca de 85 milhões de membros. O centro histórico da unidade Anglicana tem sido a Comunhão Anglicana, que foi guiada pela liderança do Arcebispo de Cantuária, na Inglaterra. No entanto, mudanças recentes na igreja causaram tanto o surgimento de um movimento Anglicano Continuante, quanto o desenvolvimento de uma nova Comunhão Anglicana, conhecida como GAFCON, que é uma comunhão global emergente de Anglicanos fiéis que compartilham uma parceria comum em sua submissão à autoridade bíblica, em sua confissão comum de Jesus como Senhor, e em sua missão compartilhada. A Igreja Anglicana na América do Norte (ACNA), por exemplo, é membro do GAFCON, bem como muitas Igrejas Anglicanas Continuantes.
(Tradução e adaptação, Rev. Jorge Aquino)

Comments