O Lado sombrio da vida
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 15 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

Padre Jorge Aquino
Por incrível que pareça, muitas pessoas acabam por não aproveitar as coisas boas que a vida pode nos dar, apenas porque se deixam vencer pelo medo de arriscar e de enfrentar os grandes obstáculos que a vida nos impõe. Para o filósofo e economista francês Guy Sorman, é esse medo de viver e de ver o que virá no futuro, que nos impedem de aproveitar os prazeres da vida.
Esse tipo de pessoa, não apenas não frui o que de bom, de belo e de prazeroso a vida pode nos dar, mas também acabam por se fixarem no lado sombrio da vida, observando apenas as angustias e trazendo amargura para seu presente, bem assim, prognosticando apenas desgraças para o futuro. Esse tipo de pessoa vive em um ciclo conhecido como “ciclo das profecias autorrealizáveis”. Comentando acerca de Macbeth, a grande obra de do teatrólogo inglês Willian Shakespeare (1564-1616), Sorman nos diz que ele era um fiel súdito de seu rei. E continua: “Um dia, lhe predizem que ele está destinado a governar a nação. Quando o homem conta a profecia à esposa, desperta sua ambição, que desencadeará a tragédia. Estando o rei hospedado em sua casa, a mulher convence Macbeth a assassiná-lo. Já coroado, lhe é revelada outra profecia: quem o sucederá no trono será seu filho ou o de um amigo. Shakespeare então fará com que tudo flua em direção ao sangrento final predito, que não aconteceria se ninguém houvesse acreditado nele e agido de forma a torná-lo possível”.
Na realidade, muitas tragédias ocorrem com base nesses “ciclo de profecias autorrealizáveis” que acabam por cegar as possibilidades que estão diante das pessoas e as condicionam, escravizam e tolhem sua capacidade de escolher e agir. Elas acreditam em seus próprios medos e na miséria que tanto temem. Por fim, se tornam vítimas de um lado sombrio da vida que elas próprias nutriram.
Como cristãos, nossos olhos devem estar voltados para Jesus – autor e consumador da fé. Nossa confiança está no Deus que está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos. E, se Deus é por nós, nada nem ninguém terá relevância alguma, sendo contra nós. A grande profecia que interessa ao cristão é a que vem da boca de Deus no Salmo 91: “Nenhum mal chegará à tua casa e tu não serás atingido; somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios”.
Comments