top of page

O CRISTÃO E O DIVÓRCIO

  • Foto do escritor: Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
    Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
  • 13 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Reverendo Jorge Aquino.

Estou absolutamente convencido de que o divórcio não fazia parte do plano de Deus para os casais. O próprio Jesus fez essa afirmação quando disse que “Moisés, por causa da dureza de vossos corações, vos concedeu separar-se de vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio” (Mateus 19:8). Este texto deixa claro que, o divórcio foi uma concessão de Deus, para salvaguardar os maus tratos que muitas mulheres sofriam naquele tempo. Ainda hoje, parece que a humanidade ainda não aprendeu a lição, e continua a agir de forma dura com seus cônjuges. O que fazer diante de uma realidade assim? Em primeiro lugar, um casal que tenha inteligência deveria procurar ajuda. Essa ajuda tanto poderia ser de um casal amigo mais experiente, quanto, dependendo da situação, de um conselho do seu pároco, ou mesmo de uma terapia de casal. Cada situação determinará o caminho a ser seguido. Em havendo uma melhora da situação, tudo estará resolvido.

Quando, no entanto, em segundo lugar, todos os esforços foram feitos (e reitero – somente depois disso) e o comportamento de desprezo ou desrespeito – externalizado normalmente pela infidelidade ou pela agressão – continua, então, diante da “dureza de vossos corações”, disse Jesus, a separação passa a ser uma realidade concreta.

Se, em terceiro lugar, as coisas chegaram até esse limite, então, sugiro que - principalmente quando existirem filhos - , a separação seja realizada da forma mais consensual possível. Que se deixe claro que esta não foi a vontade original de Deus, e que por isso, nosso Senhor se entristece; que se deixe claro que as mágoas ficarão para trás e serão perdoadas; que se deixe claro que os dois não precisam ser inimigos (muito embora cada um siga seu caminho), e que se deixe claro que Deus continua amando cada um dos dois como um pai amoroso que sempre foi.

Hoje, posso dizer que é minha absoluta convicção, que a esmagadora maioria dos casais somente chegam a esta situação por absoluta falta de humildade em se admitir os erros cometidos e voltar atrás. Acredito realmente que muitas dores teriam sido evitadas se nós, seres humanos, fossemos mais humanos e tivéssemos um coração mais aberto à voz de Deus. No entanto, o que fazer quando as pessoas endurecem o coração e não aprendem a ceder, ou melhor, a amar? Seguir em frente e aprender com os erros do passado, para não mais cometê-los outra vez.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MUDAMOS PARA OUTRO SITE

Caríssimos leitores, já que estamos com dificuldades de acrescentar novas fotos ou filmes nesse blog, você poderá nos encontrar, agora,...

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Padre Jorge Aquino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page