top of page

O CRISTIANISMO PROGRESSISTA 6

Foto do escritor: Reverendo Padre Jorge Aquino ✝Reverendo Padre Jorge Aquino ✝


Padre Jorge Aquino.

Para aqueles que se identificam como sedo Cristãos Progressistas, existe um sexto elemento em sua identidade que os marca, muito embora eles não sejam os únicos a levantar essa bandeira ou a defender essa verdade. Desta forma, na condição de Cristãos Progressistas, afirmamos que um dos elementos centrais de nossa fé e de nossa ação no mundo estar em “Lutar pela justiça e pela paz entre todas as pessoas”. Desta expressão é possível apontar três verdades sobre as quais gostaríamos de tecer algumas considerações. Em primeiro lugar, os Cristãos Progressistas estão intimamente associados com a luta em favor da justiça. Antes de mais nada, precisamos saber qual a definição de justiça. Para uns, falar em “justiça” é falar sobre aquilo que é conforme o direito, ou seja, de acordo com o que está escrito em algum Código legal. Para outros, falar sobre “justiça” é falar sobre o gesto de “Dar a cada um o que lhe é devido”. Quando lemos Aristóteles entendemos que ele falava em dois tipos de “justiça”, a distributiva e a corretiva. Quando ele fala em justiça distributiva ele queria se referir à uma legítima relação envolvendo duas partes, na qual eles trocavam produtos e recebiam aquilo que esperavam receber. Por outro lado, a justiça corretiva ocorria quando a troca se revelava desigual e era necessário reestabelecer o equilíbrio entre as partes envolvidas que agiram por dolo ou culpa, impondo perdas ou gerando enriquecimento desproporcional ao que existia antes da relação. Hodiernamente, além desses dois tipos de justiça, podemos falar, também em “justiça social”, ou seja, àquele mecanismo que reestabelece à cada cidadão as liberdades políticas e os direitos básicos que eles tem. Como Cristãos Progressistas, sempre lembramos das palavras de Jesus, que afirmou: “Bem-aventurado os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos” (Mateus 5:6). Isso significa que, inevitavelmente e sem qualquer dúvida, quem tem Jesus como seu Senhor e, portanto, faz parte do Reino de Deus, deve promover e buscar a justiça sempre.

Em segundo lugar, os Cristãos Progressistas estão profundamente associados à luta pela paz no mundo. Muita gente não sabe, mas segundo as escrituras, existe uma relação muito íntima entre a justiça e a paz. Segundo afirma o Senhor, por meio do profeta Isaías “O fruto da justiça será a paz; e a obra da justiça proporcionará tranquilidade e segurança eternas” (Isaías 32:17). O texto bíblico é absolutamente arrebatador. Somente quando houver justiça na terra, haverá plena segurança e completa tranquilidade entre as pessoas. É exatamente isso que todos nós desejamos para nossas cidades: paz, segurança e tranquilidade. Mas isso somente poderá ocorrer se esta mesma sociedade estiver fundada sobre a justiça. Existe claramente, aqui, uma relação consequencialista. Nunca teremos paz em nossas cidades sem justiça concreta em nossa sociedade. Nesse sentido, os Cristãos Progressistas são profundamente envolvidos na busca da paz entre os homens. Afinal, nosso Senhor também afirmou: “Bem-aventurado os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5:9). Eis um claro sinal para revelar nossa filiação espiritual. Os filhos da luz, os filhos de Deus, são exatamente aqueles que buscam a paz e não aqueles que semeiam a guerra, a luta e o conflito entre as pessoas e as nações.

Finalmente, em terceiro lugar, os Cristãos Progressistas estão profundamente associados em fazer com que a justiça e a paz venham sobre todas as pessoas. Esta ultima afirmação nos diz que os Cristãos Progressistas entendem que esses dois elementos (justiça e paz) devem se estender sobre todos os membros da sociedade, sem levar em conta suas habilidades ou disfunções, a cor de sua pele, a sua condição social, étnica, sexual, religiosa ou em qualquer outra forma de discriminação que a humanidade, eventualmente, venha criar. Justiça e paz é o desejo de Deus para todos aqueles que foram feitos conforme a “imagem e semelhança” de Deus. Por isso, toda forma de discriminação, misoginia, homofobia, etc., precisa ser combatida energicamente.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

MUDAMOS PARA OUTRO SITE

Caríssimos leitores, já que estamos com dificuldades de acrescentar novas fotos ou filmes nesse blog, você poderá nos encontrar, agora,...

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Padre Jorge Aquino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page