O BATISMO É NOSSA RESPOSTA À PROPOSTA DE DEUS
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 31 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

Reverendo Padre Jorge Aquino.
Pelo batismo, todos nós passamos a ter uma relação mais íntima com Deus e com a comunidade dos cristãos. É preciso que nos lembremos sempre que, em todos os relacionamentos, nós tanto damos quanto recebemos. Por isso, um relacionamento é uma “via de mão dupla”. Assim como recebemos dEle a redenção e adentramos em sua família, pelo batismo, é preciso que respondamos e nos comprometamos com Ele, assumindo alguns compromissos.
Em primeiro lugar, precisamos assumir o compromisso de renunciar ao mal, sem importar para as formas que ele acaba assumindo em nossa sociedade. Muitas vezes o mal vem em forma de um sistema político, ou em forma de um sistema econômico. Ele pode vir na forma de uma oportunidade de lucro que implica na ruína de alguém ou em sua humilhação. Como cristão, no batismo renunciamos a todas as formas de mal.
Em segundo lugar, renunciamos a Satã e as forças espirituais da maldade. Estas forças da maldade estão presentes cotidianamente em nossas vidas nos convidando a seguir o caminho mais largo, mais fácil, a abandonar nossa cruz e a abraçar o lucro que o sistema pode nos dar. Essa mesma tentação veio sobre Jesus e, como ele – e com ele – seremos vitoriosos.
Em terceiro lugar, renunciamos a todos os desejos pecaminosos que nos assediam. Isso significa arrepender-se de todos os pecados cometidos e seguir caminhando em outra direção: o caminho que nos leva à presença de Deus.
Em quarto lugar, pelo batismo, nos comprometemos a crer em todos os elementos da fé cristã. Isso significa confiar em um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.
Em quinto lugar, nos voltarmos para Jesus Cristo e recebe-lo como Salvador e Senhor de nossas vidas. Por meio dele recebemos o perdão de todos os pecados e a força para seguirmos a vida cristã, levando nossa própria cruz.
Em sexto lugar, nos comprometemos a colocar toda nossa confiança em sua graça e em seu amor. Isso significa que temos que reconhecer que em nós mesmos nada somos e nada temos que nos garanta a salvação. E que é somente a maravilhosa graça de Deus – motivada por seu divino amor – que nos alcança e nos salva.
Em sétimo lugar, pelo batismo nos comprometemos a obedecer sempre a vontade de Deus. Isso significa estabelecê-la como padrão para nossa vida e nosso comportamento.
Todos os Pais e Padrinhos fazem essas promessas quando trazem seus filhos ao batismo. Que esse gesto não seja apenas uma tradição social, um rito de passagem ou algumas “sagradas mentiras” ditas conscientemente, apenas para satisfazer um rito que não lhe diz nada. Que essas promessas sejam, para você, um compromisso sincero de criar aquela criança dentro dos verdadeiros ideais cristãos, formando assim, uma nova sociedade com pessoas compromissadas com os valores do Reino de Deus. Por fim, que seu compromisso seja verdadeiro o suficiente para que, no final de tudo, a criança – agora na idade da razão -, seja levada ao bispo, para confirmar tudo o que os pais, por ela, prometeram.
Comments