top of page

NOVE COISAS QUE VOCÊ DEVERIA SABER SOBRE O ANGLICANISMO

  • Foto do escritor: Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
    Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
  • 7 de set. de 2020
  • 4 min de leitura

Joe Carter

Há algum tempo, a Igreja Anglicana na América do Norte (ACNA) teve sua assembleia provincial anual. A ACNA é parte de um crescente movimento de reforma que se considera Anglicano e ortodoxo e que saiu da Episcopal Church e da Anglican Church of Canada por causa de sucessivas mudanças no ensino e na prática do cristianismo histórico. Para poder dar uma melhor compreensão acerca desta tradição, aqui estão nove coisas que devem ser conhecidas sobre o anglicanismo e a Comunhão Anglicana.

1. Anglicanismo é a tradição que abrange o Cristianismo da Igreja da Inglaterra e igrejas que estão historicamente vinculadas com ela ou que tenham crenças, práticas litúrgicas e estrutura eclesiástica similares. Com uma membresia estimada em torno de 80 milhões de membros em todo o mundo, a fé Anglicana (que tanto inclui os que estão na Comunhão Anglicana quanto os que estão fora dela) é a terceira maior comunhão cristã do mundo, vindo depois da Igreja Católica e das Igrejas Ortodoxas Orientais.

2. A fé Anglicana é frequentemente considerada como o Catolicismo reformado; algo hibrido entre o Catolicismo e o Protestantismo. Um exemplo de tema que divide os Anglicanos dos Católicos é o tema da autoridade absoluta.

3. A Comunhão Anglicana é uma associação internacional de igrejas que inclui a Igreja da Inglaterra e outras Igrejas Anglicanas nacionais ou regionais em plena comunhão com a igreja mãe. O status de plena comunhão implica na existência de um compromisso em doutrinas essenciais e que a plena participação na vida sacramental de cada igreja esteja disponíveis a cada igreja Anglicana coligada. Existem também grupos, que, desta forma, estão alinhados com o Movimento Anglicano Continuante ou realinhamento Anglicano, cujo relacionamento com a Comunhão Anglicana mundial está em negociação.

4. Embora unidos em uma comunhão global, o Anglicanismo não tem nenhuma autoridade jurídica internacional e cada província é plenamente auto-governada. As 34 províncias, 4 Igrejas Unidas e 6 outras igrejas da Comunhão Anglicana são autônomas, cada qual com seus próprios bispos governantes e estruturas de governo. Algumas assumem a forma de igrejas nacionais (como na Inglaterra, Canadá e Japão), enquanto outras são uma reunião de nações (como na África Central e Sul da Ásia) ou regiões geográficas (como Vanuatu e Ilhas Salomão). Algumas igrejas são extra-provinciais (por exemplo, Bermudas está alinhada com Cantuária) e outras estão totalmente fora da Comunhão Anglicana.

5. As igrejas da Comunhão estão “ligadas por afeição e lealdade comum” e em comunhão com a Sé de Cantuária. O termo “Sé” se refere à sede do episcopado ou à sua cátedra ou cadeira do bispo. Assim, a “Sé de Cantuária” faz referência à posição que o Arcebispo de Cantuária tem, a mais elevada no ranking dos bispos em Cantuária, uma das duas províncias eclesiásticas que constituem a Igreja da Inglaterra. O Arcebispo de Cantuária é o líder espiritual e o “foco de unidade” para a Comunhão Anglicana e cabeça dos três “Instrumentos de Unidade”: A Conferência de Lambeth, convocada por ele a cada dez anos, preside o encontro dos primazes, (i.e., arcebispos ou bispos de cada província), e é o Presidente do Conselho Consultivo Anglicano. O Arcebispo de Cantuária é considerado como um primus inter pares, ou seja, o primeiro entre iguais, no colégio dos primazes.

6. Uma vez que não existe nenhuma autoridade obrigatória na Comunhão Anglicana (o Arcebispo de Cantuária não tem autoridade fora de sua própria província), os “Instrumentos de Unidade” servem para manter as várias igrejas e províncias juntas. A Conferência de Lambeth é a reunião dos bispos, que se encontram a cada dez anos, o encontro dos Primazes ocorre a cada dois ou três anos para consultas teológicas, sociais e acontecimentos internacionais, e o Conselho Consultivo Anglicano que reúne bispos, presbíteros, diáconos, leigos e leigas, e jovens para trabalhar sobre interesses comuns.

7. O Quadrilátero Chicago-Lambeth (também conhecido como o quadrilátero de Lambeth) sintetiza a unidade doutrinária da Comunhão e serve como um guia preliminar para debates ecumênicos com outras denominações cristãs. A Conferência de Lambeth de 1888 aprovou em sua Resolução 11, o qual estabelece:

Que, na opinião desta Conferência, os seguintes artigos fornecem uma base sobre a qual uma reconciliação pode ser, pela bênção de Deus, obtida mediante uma Reunião Doméstica:

(a) As Sagradas Escrituras do Antigo e Novo Testamento, como “contendo todas as coisas necessárias para a salvação”, e como sendo uma regra e um padrão ultimo de fé.

(b) O Credo Apostólico como Símbolo Batismal; e o Credo Niceno, como padrão suficiente da fé cristã.

(c) Os dois Sacramentos ordenados pelo próprio Cristo – Batismo e a Ceia do Senhor – ministrada com o uso regular das palavras com as quais Cristo instituiu, e os elementos por ele ordenados.

(d) O Episcopado Histórico, localmente adaptado nos métodos de sua administração nos métodos de sua administração para as várias necessidades das nações e pessoas chamadas por Deus na Unidade de Sua Igreja.

8. O Livro de Oração Comum é o livro de oração fundamental do Anglicanismo. Em 1549, o Arcebispo de Cantuária, Thomas Cranmer, criou o livro para traduzir a liturgia Católica em latim para o inglês, e infundir as orações com a teologia reformada Protestante. O livro se tornou uma das grandes obras da literatura e tanto influenciou a língua inglesa como a liturgia de outras tradições Cristãs, particularmente os ritos de casamento e de funerais (Ex. “Caríssimos amados: nós estamos aqui juntos na presença de Deus para testemunhar e abençoar deste homem e desta mulher no Sagrado Matrimônio”).

9. Existem numerosos termos que são únicos ou têm distintos significados quando se referem ao Anglicanismo, tais como: bispo (um sucessor de um dos doze apóstolos, quem foi sagrado por outros bispos), arcebispo (um bispo que tem responsabilidades adicionais), comunhão (tanto se refere à Ceia do Senhor como à Comunhão Anglicana), padre (aquele que assiste as pessoas na paróquia), diácono (o nível inicial das ordens na Igreja Anglicana), diocese (unidade fundamental da estrutura da Igreja Anglicana, que contém algumas paróquias e igrejas), Igreja Episcopal (A província americana da Comunhão Anglicana que se chama a si mesma de “A Igreja Episcopal”), paróquia (a menor unidade administrativa, usualmente consistindo em apenas uma igreja), província (divisão administrativa da igreja que é maior que a diocese e menor que a igreja mundial), reitor (o sacerdote que lidera uma paróquia autônoma), e vigário (o sacerdote que trabalha em uma paróquia ou missão e é financiado por uma instituição de fora).

(tradução e adaptação, Rev. Jorge Aquino)



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MUDAMOS PARA OUTRO SITE

Caríssimos leitores, já que estamos com dificuldades de acrescentar novas fotos ou filmes nesse blog, você poderá nos encontrar, agora,...

 
 
 

Komentar


Post: Blog2_Post

©2020 por Padre Jorge Aquino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page