MENSAGEM DE NATAL
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 23 de dez. de 2019
- 2 min de leitura

Meus queridos leitores.
Estamos prestes a comemorar mais um Natal. E, diante dessa possibilidade, não poderia ficar calado e não dizer nada aos que, de tantos lugares do mundo, têm a paciência necessária para ler meus textos. Assim sendo, gostaria de relembrar três verdades acerca do Natal.
Em primeiro lugar, o Natal nos diz que a estrela principal é Jesus Cristo. Apesar de olhar ao redor e perceber que toda a sociedade celebra um tal de “papai Noel”, o principal personagem é Jesus de Nazaré. Qualquer outra informação que nos é vendida pelos meios de comunicação é uma mentira e uma forma de colocar em um plano inferior aquele que deveria ser nosso Senhor e nosso Rei. Talvez se nossa sociedade valorizasse mais a solidariedade, a humildade e o serviço, ao invés da antipatia, da arrogância e da dominação, tivéssemos uma sociedade mais sadia e relacionamentos mais saldáveis.
Em segundo lugar, o Natal nos fala da ausência de um lugar para que o menino Jesus pudesse nascer. Nas Escrituras lemos que quando José e Maria chegaram em Belém, não havia mais nenhum lugar nas estalagens. Ou seja, a virgem não tinha um lugar para dar à luz àquela criança que seria o salvador do mundo. O único lugar que encontraram foi uma pobre estrebaria. E foi naquele lugar pobre e rodeado de animais que nosso Senhor nasceu. Hoje ele ainda questiona se existe um lugar, na sua vida e no seu coração, para que possa recebê-lo e acolhê-lo como Senhor e Rei.
Por fim, o Natal nos lembra que Deus veio até esse mundo morar conosco e nos salvar dos nossos pecados. Jesus é o “Deus conosco”, que sente o que sentimos e sofre o que sofremos. Jesus é a encarnação da empatia para que sejamos capazes de vencer a antipatia e a arrogância que exclui, que segrega e que se isola. E mais do que isso, ele é o Deus que se faz homem – e mora conosco – para que possamos, um dia, sermos acolhidos ao seu lado nos céus. Sua missão é nos redimir e é isso que ele procura fazer até hoje.
Será que você está pronto a dar somente a ele toda a hora e toda a glória? Será que você está pronto a permitir que ele entre em seu coração e em sua vida e lá, faça morada? Será que você está pronto a viver segundo os valores do Reino de Deus, conforme ele assim anunciou? Espero sinceramente que todos nós possamos responder estas questões com um sonoro “sim” à proposta de Jesus nesse Natal que se aproxima.
Um forte abraço a todos e que todos nós tenham um Santo Natal
Reverendo Padre Jorge Aquino e Mônica
Comentarios