Hermenêutica e autoridade
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 25 de nov. de 2019
- 1 min de leitura

Reverendo Padre Jorge Aquino.
Penso que há muitas lições que podemos aprender com a hermenêutica. A mais antiga delas nos ensina que a “interpretação” está sempre associada ao poder. Durante boa parte da história, por exemplo, somente a igreja poderia interpretar corretamente, daí ter surgido a expressão: “ROMA LOCUTA CAUSA FINITA EST”, ou seja, Roma falou a causa está encerrada. Com a Reforma surge o indivíduo e a subjetividade. Com a Reforma o Espírito Santo passa a visitar as pessoas comuns e elas passam a ter o direito de interpretar as Escrituras.
Eis os dois caminhos que se apresentam diante de nós: A autoridade infalível da igreja, mãe e mestra, que nos dá segurança ou a insegurança da liberdade interpretativa. Eis as duas opções que temos: submetermo-nos às interpretações dadas e, dessa forma, viver uma vida tranquila na qual a “verdade” já está dada, ou preferir caminhar na construção de sua própria verdade, ainda que isso exija de nós a insegurança.
Caso você prefira seguir o caminho da insegurança saiba que, para caminhar sobre esse chão é preciso ter coragem; como já dizia um teólogo luterano, é preciso ter “Coragem de ser”…
Comments