top of page

ESTARIA A IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL REVENDO SUA POSTURA SOBRE AS DEMAIS IGREJAS ANGLICANA

  • Foto do escritor: Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
    Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
  • 10 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura


Reverendo Padre Jorge Aquino.

Talvez estejamos vislumbrando um sinal de mudanças trazidas pelos novos ventos que sopram na Câmara dos Bispos da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB). É possível que esses novos ventos sejam o resultado de uma adequação às orientações feitas pela Conferência de Lambeth 1998, que já postulava um diálogo com as Igrejas Anglicanas Continuantes; ou, quem sabe, eles sejam simplesmente, a mera compreensão do que realmente significa o ecumenismo, a inclusividade e a compreensividade, quem vem fazendo com que a IEAB esteja dando esses sinais. O fato concreto é que algo está acontecendo nos últimos tempos, o que nos fazem pensar que algo novo pode acontecer.

É claro que os instrumentos oficiais da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil ainda nos fazem acredita que somente ela é a única e verdadeira Igreja no Brasil que preserva a tradição Anglicana, por ser ela a única Província ligada à Cantuária. No entanto, alguns eventos apontam para o fato de que isto talvez esteja mudando.

O primeiro fato que demonstra estes movimentos a favor do diálogo com as diversas Províncias Anglicanas autônomas no Brasil pode ser visto no encontro que ocorreu no início de julho entre o Bispo do Rio de Janeiro – D. Eduardo Grillo -, e o Bispo D. Ronaldo Melo, recém saído do Movimento Anglicano do Brasil e que atua no sul de Minas. Ora, conheço D. Grillo a mais de 20 anos (desde o período em que ele apoiava os trabalhos do CEA) e sei de sua competência teológica e dialogal. Muito embora não saibamos a agenda desse encontro, certamente ele redundaria, no mínimo em uma aproximação dessas duas vertentes do Anglicanismo nacional. De que forma isso ocorreria, não sabemos. Tudo dependerá das pessoas envolvidas. Mas uma porta se abriu com esse encontro.

O segundo e significativo movimento que demonstra o reconhecimento das ordens e da plena eclesialidade das várias Províncias Continuantes no Brasil ocorreu no dia 07 de julho de 2019, quando o Arcediago Gecionny Pinto, da IEAB – obviamente com a anuência de seu Ordinário -, esteve ladeando o Bispo James Tavares, da Diocese Anglicana de Votorantim, na cerimônia eucarística de instalação do padre Caio Cavalcanti como Arcediago para o Rio Grande do Norte. Ato contínuo, o Arcediago Gecionny atua como acólito, durante as Confirmações, segurando o Livro de Oração Comum enquanto D. James impõe as mãos e ora sobre os novos membros da Diocese de Votorantim.

Quem sabe se estes gestos, que ainda podem parecer incipientes, não são sinais de que a IEAB esteja, finalmente, se abrindo para a convivência e o diálogo fraterno com outras Províncias Anglicanas Autônomas no Brasil? Isso, somente o futuro dirá. Por enquanto, vale ressaltar e enaltecer a postura dos bispos Eduardo Grillo e Câncio Peixoto, que oportunizaram essa aproximação.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MUDAMOS PARA OUTRO SITE

Caríssimos leitores, já que estamos com dificuldades de acrescentar novas fotos ou filmes nesse blog, você poderá nos encontrar, agora,...

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Padre Jorge Aquino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page