
O arcebispo de Cantuária Justin Welby está recebendo os arcebispos seniores, bispos presidentes ou moderadores de toda a Comunhão Anglicana esta semana, em uma Reunião de Primazes que está sendo realizada no Palácio de Lambeth, em Londres.
Os líderes das igrejas nacionais e regionais autônomas, porém interdependentes da Comunhão Anglicana, foram convidados pela primeira vez a se reunir para “reflexão, oração e consulta profunda” pelo então Arcebispo de Cantuária Donald Coggan em 1978. Desde então, sucessivos arcebispos de Cantuária convidou seus companheiros primazes a se reunirem em intervalos e locais variados ao redor do mundo.
A reunião desta semana é a primeira reunião presencial dos primazes anglicanos desde que se encontraram na Jordânia em janeiro de 2020. As restrições de viagens internacionais para proteger contra a pandemia do COVID-19 impediram outras reuniões presenciais até agora. Os primazes realizaram reuniões online em novembro de 2020 e 2021 para discutir uma série de questões, incluindo o impacto global da pandemia.
A reunião havia sido originalmente planejada para ocorrer em Roma, mas foi transferida para Londres em um momento em que as restrições de viagem na Itália significavam que um número significativo de primazes não poderia participar plenamente. Atualmente, não há restrições de viagem relacionadas ao COVID para visitantes do Reino Unido, mas um pequeno número de primazes convidados participará da reunião on-line devido às restrições de viagem de volta em seus países de origem.
O Encontro de Primazes desta semana é um precursor da Conferência de Lambeth, um encontro que ocorre uma vez por década para o qual todos os bispos da Comunhão Anglicana são convidados. Adiada a partir de 2020, a Conferência de Lambeth acontecerá em Cantuária em julho e agosto deste ano.
Há muito pouco negócio “formal” na Reunião de Primazes desta semana – a ênfase está na oração, estudo bíblico, construção de relacionamentos e reflexão espiritual. De certa forma, ele retorna o foco do Encontro de Primazes para uma oportunidade de “pensamento de lazer, oração e consulta profunda”.
Enquanto estiverem em Londres, os primazes terão notícias da Dra. Marion Watson, falecida em operações no Centro de Vacinologia Clínica e Medicina Tropical da Universidade de Oxford. Watson supervisionou uma ampla gama de atividades de pesquisa e desenvolvimento de ensaios clínicos sobre vacinas para malária, tuberculose e patógenos emergentes, incluindo ensaios de vacinas para COVID-19.
Eles também ouvirão um ministro do governo do Foreign, Commonwealth and Development Office; e visitarão a Câmara dos Lordes.
Os líderes da igreja concordarão com sua agenda no primeiro dia de sua Reunião de Primazes, mas as limitadas sessões de “negócios” provavelmente incluirão atualizações sobre a Conferência de Lambeth e na próxima reunião plenária do Conselho Consultivo Anglicano, que deve ser acontecerá em Acra, Gana, no início de 2023.
Eles também devem discutir uma consulta da Igreja da Inglaterra sobre a extensão do envolvimento da Comunhão Anglicana na escolha dos futuros arcebispos de Cantuária.
Eles terão estudos bíblicos sobre 1 Pedro – o foco bíblico para a Conferência de Lambeth deste ano – e ouvirão reflexões sobre os capítulos 15 e 16 do Evangelho de João. Os primatas vão adorar em serviços no Palácio de Lambeth e em outros lugares de Londres.
(Este texto foi escrito em 28 de março de 2022 e está Disponível em https://anglican.ink/2022/03/28/global-meeting-of-anglican-primates-takes-place-in-london/; acessado em 03 de abril de 2022)
Comentários