DIA INTERNACIONAL DA MULHER
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 8 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Padre Jorge Aquino.
Para além do significado e da importância desse dia, é preciso que atentemos para a realidade cotidiana de que as mulheres continuam sendo vitimadas por uma visão misógina e sexista de mundo.
Apesar dos parabéns que todas as mulheres devem receber, é preciso continuar a lutar. Lutar contra a visão de que as mulheres – principalmente as mais pobres -, são fáceis e podem ser objeto sexual para qualquer um, inclusive um deputado estadual que sem qualquer pudor expressa suas ideias tortas nos grupos de “amigos”. Lutar contra os empregadores que tratam as mulheres como sub-trabalhadores que, inclusive, devem receber menos que os homens, apesar de ocuparem os mesmos cargos e de realizarem as mesmas atividades, muitas vezes de forma mais eficiente. As frentes de batalhas são muitas, mas passo a passo as mulheres estão ocupando seu espaço e conquistando o respeito devido.
É preciso parabenizar – principalmente nesses dias – as mulheres ucranianas que, resistem com força e lutam ao lado de seu povo contra a ação desumana dos invasores russos, agindo quer como enfermeiras e médicas, quer como membros do exército ucraniano. É preciso parabenizar e acolher as milhares de mulheres – de todas as idades -, que fugiram de sua terra com o que podiam levar, para salvar seus filhos e seus parentes mais idosos. É preciso parabenizar e acolher essas mulheres que são verdadeiras heroínas nestes tempos sombrios.
Quero, portanto, saudar a todas as mulheres nesse dia, particularmente na pessoa de minha esposa e companheira - exemplo de luta, de resiliência e de carinho -, minha querida e amada Mônica, a luz dos meus olhos!

Comments