COMUNICADO DE GAFCON TANZANIA – 15 de Agosto de 2019
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 17 de ago. de 2019
- 3 min de leitura

NÓS, os dez bispos abaixo mencionados da Igreja Anglicana da Tanzânia, reunidos no Holiday Inn, Dar es Salaam, no dia 14 de agosto de 2019, após uma discussão em oração, emitem este Comunicado.
PREÂMBULO
Reconhecendo a necessidade de contribuirmos para o movimento global que busca renovar a Comunhão Anglicana através da Gafcon; Lembrando nossas experiências e compromissos através de nossa participação nas Conferências GAFCON (2008, 2013, 2018); Reconhecendo a grave realidade da agenda liberal sendo perseguida por algumas seções da Comunhão Anglicana; e Vendo a necessidade de alcançar e equipar os anglicanos na Tanzânia para permanecerem fiéis ao Evangelho;
NÓS, PORTANTO, AFIRMAMOS O QUE SE SEGUE:
Que hoje, inauguramos uma Filial Gafcon e os que participaram da reunião são constituídos como um Conselho de Filial Interino.
Que, reafirmamos a posição da Igreja Anglicana da Tanzânia, que o casamento é entre um homem e uma mulher em um compromisso ao longo da vida, de acordo com as Escrituras e como afirmado pela Resolução I.10 da Conferência de Lambeth de 1998.
Isso, reafirmamos nossa assinatura da Declaração e Declaração de Jerusalém. Comprometemo-nos ainda a defender a visão ortodoxa das Escrituras como a Palavra inspirada de Deus, plena e finalmente autoritativa para todas as questões de fé e conduta, e a manter fielmente a doutrina bíblica, particularmente como encontrada nos Trinta e Nove Artigos de Religião e no 1662 Livro de Oração Comum.
Reafirmamos a posição da Igreja Anglicana da Tanzânia contida na Declaração da Casa dos Bispos de 2006 e subsequentemente ratificada pelo Comitê Provincial Permanente em 2007 e o Sínodo Provincial em 2008, que declarou que a Igreja Anglicana da Tanzânia não está em comunhão com:
(a) Bispos que consagram a prática de homossexuais ao episcopado e os Bispos que ordenam tais pessoas ao sacerdócio e ao diaconato ou os autorizam a ministrar em suas dioceses;
(b) Bispos que permitem a bênção de uniões do mesmo sexo em suas dioceses;
(c) Sacerdotes e diáconos nas uniões do mesmo sexo;
(d) Sacerdotes que abençoam as mesmas uniões de sexo.
Que, vamos desenvolver e implementar uma estratégia e programas para educar e equipar os anglicanos na Tanzânia, tanto clero como leigos, para permanecerem fiéis ao anglicanismo bíblico ortodoxo, participando da irmandade global da Gafcon, incluindo suas redes.
Que não iremos a Lambeth 2020 – porque é organizado e planejado de tal forma que os bispos que se afastaram da autoridade das Escrituras como entendidos no anglicanismo histórico são convidados e os bispos que são fiéis às Escrituras estão excluídos, em particular os da Igreja Anglicana na América do Norte e da Igreja Anglicana no Brasil.
Que, nós somos gratos a Deus pela eleição do Rev. Rev. Dr. Mwita Akiri como Presidente da Filial e Rev. Dr. Elias Chakupewa como Tesoureiro da Filial.
BISPOS
Dr. Rev. Elias Chakupewa – Bispo de Tabora
Rev. Dr. George Okoth – Bispo de Mara
Rev. Dr. Jacob Chimeledya – Bispo de Mpwapwa e Arcebispo aposentado da Igreja Anglicana da Tanzânia
Rt Rev Dr. Mwita Akiri – Bispo de Tarime
Rt Rev Dr. Sospeter Ndenza – Bispo de Kibondo
Rev. Dr. Stanley Hotay – Diocese do Monte Kilimanjaro
Rev. Dr. John Adiema – Bispo de Rorya
Rt Rev Johnson Chinyong’ole – Bispo de Shinyanga
Rt Rev Mathayo Kasagara – Bispo do Lago Rukwa
Rt Rev Sadock Makaya – Bispo de Tanganica Ocidental
ESCUSAS
Rt Rev Oscar Mnung’a – Bispo de Newala – Ele infelizmente não pôde participar da reunião devido a razões além de seu controle, mas sabemos que ele está de acordo em fazer parte do Ramo Gafcon.
ACESSORES
Rev Canon Charles Raven – Secretário de Desenvolvimento de Sócios da Gafcon e Gerente de Operações Interino
Peter Waruingi – Diretor de Comunicação da Gafcon para a África Oriental e Meridional (Quênia).
ASSISTÊNCIA
Rev. Rev. Donald Mtetemela – Bispo aposentado de Ruaha e ex-arcebispo da Igreja Anglicana da Tanzânia.
Comments