top of page

COMO NOS TORNAMOS UM CRISTÃO?

  • Foto do escritor: Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
    Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
  • 27 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura
Exif_JPEG_420

Reverendo Padre Jorge Aquino.

É claro que quando falamos em nos tornamos cristãos, estamos caminhando pelos aspectos subjetivos e interiores de cada pessoa. Esta é uma decisão pessoal e intransferível que é motivado por ou determinado por aspectos pessoais, individuais e particulares. No entanto, esse convencimento interno e subjetivo exige e implica em uma tomada de decisões concretas com consequências para a vida real. Quem deseja tornar-se cristão deve, portanto, buscar o rito de iniciação à vida com Cristo, que se dá por meio do batismo.

Sobre o Batismo, é muito importante que saibamos e que tenhamos consciência de algumas verdades fundamentais. Em primeiro lugar, precisamos saber que o Batismo não é uma fórmula que produz um bebê já pronto (inoculado com uma espécie de vacina mágica contra o mal) nos fazendo esquecer de nossas responsabilidades de pais cristãos, até a hora da Confirmação.

Muito ao revés, precisamos compreender, em segundo lugar, que o Batismo é um Sacramento – ou seja, um sinal externo e visível de uma graça interna e invisível -, que exige fé, por parte de quem será batizado ou de quem apresenta seus filhos ao Batismo, e arrependimento que implica em tristeza pelos erros cometidos e a determinação de procurar ser uma pessoa melhor, com a ajuda de Deus.

Por fim, em terceiro lugar, devemos compreender que, por meio do Batismo, Deus (1) nos faz membros do corpo de Cristo. Isso pode ser visto na carta de Paulo aos Coríntios 12: 14-27, onde aprendemos que assim como uma mão faz parte do corpo, a vida do corpo leva vida à mão e que isso a torna uma serva viva do corpo. Dessa forma, se cada um de nós somos membros do Corpo de Cristo, por meio do Batismo, dele recebemos a vida espiritual que nos habilita a viver uma nova vida. Além disso, por meio do Batismo também (2) nos tornamos filhos de Deus. Na realidade, por meio do Batismo nós entramos em um tipo de relação única e íntima com Deus, com base no amor com o qual ele ama todos os seus filhos (Lucas 12: 6,7; João 17: 20,21). Por fim, devemos compreender que (3) o Batismo nos torna herdeiros do Reino dos Céus. De fato, todos os tesouros do Reino foram feitos nossos por herança em razão de nos tornamos filhos por adoção e coerdeiros com Cristo (Mateus 25: 31-46; Romanos 8: 17; Gálatas 4: 7).

Na condição de pais, temos o dever de levar nossos filhos até a presença de Deus e consagrá-los por meio do Batismo. Assim como não violamos a liberdade de nossos filhos quando escolhemos seus nomes ou quando os matriculamos na escola que escolhemos, tão pouco violentamos sua identidade quando os batizamos. Agindo assim, nos comprometemos a ensina-los a serem pessoas que lutarão contra o mal e a injustiça, que amarão a Deus e ao próximo e que reconhece a Jesus como seu Senhor e Salvador.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MUDAMOS PARA OUTRO SITE

Caríssimos leitores, já que estamos com dificuldades de acrescentar novas fotos ou filmes nesse blog, você poderá nos encontrar, agora,...

 
 
 

Commentaires


Post: Blog2_Post

©2020 por Padre Jorge Aquino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page