top of page

COMENTÁRIO AO EVANGELHO DO QUARTO DOMINGO DO ADVENTO

  • Foto do escritor: Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
    Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
  • 18 de dez. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 20 de dez. de 2022


ree

Reverendo Jorge Aquino.

O texto do Evangelho que é indicado para este domingo é retirado de Mateus 1:18-25. Lá lemos o seguinte: “18Ora, o nascimento de Jesus, o Messias, aconteceu assim. Estando Maria, sua mãe, noiva de José, mas antes de viverem juntos, achou-se grávida do Espírito Santo. 19Seu marido José, sendo um homem justo e não querendo expô-la à desgraça pública, planejou despedi-la discretamente. 20Mas, justamente quando ele tinha resolvido fazer isso, um anjo do Senhor apareceu a ele em sonho e disse: ‘José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois o filho gerado nela é do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e você deve chamá-lo de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados’. 22Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23‘Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e eles o chamarão de Emanuel’, que significa ‘Deus está conosco’. 24Quando José acordou do sono, ele fez como o anjo do Senhor lhe ordenou; tomou-a por mulher, 25mas não teve relações maritais com ela até que ela deu à luz um filho; e deu-lhe o nome de Jesus”.

O texto do Evangelho de hoje nos fala do que ocorreu no coração e na mente de José, o homem que estava noivo de Maria e que temia ter feito uma escolha errada, já que Maria aparentava estar grávida. De acordo com o texto, José, que tinha todo o direito de expor Maria à execração pública, sendo justo e sem querer o mal para Maria, planejou em seu coração uma forma de deixa-la. E é neste contexto que Deus envia um anjo até José com três mensagens extremamente importante para ele. Em primeiro lugar, Deus o orienta a que não tenha qualquer receio com Maria. Nas palavras do anjo: “não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois o filho gerado nela é do Espírito Santo”. Ainda que ele não pudesse compreender toda a realidade, Deus lhe diz que ele não deveria temer. E diz mais que isso, diz que o que estava ocorrendo era o resultado da ação do próprio Espírito Santo, que estava por traz da gravidez de Maria. Deus sempre resguarda aqueles a quem escolheu, quer enviando anjos para dar sua mensagem tranquilizadora, quer agindo por meio da pessoa do Espírito Santo, para produzir aos fins que deseja. Maria entendeu isso e, em razão de sua concordância, passou a ser vista como bendita dentre todas as mulheres da terra. José, também compreendeu, por isso, ele é visto como um homem santo e um exemplo de pai, para a Sagrada Família.

A segunda mensagem que o anjo traz até José, o orienta a que deva chamar a criança que nascerá de “Jesus”, uma vez que “ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Nesta mensagem, o anjo diz que José deveria por um nome especial para a criança que estava para nascer. Mas não deveria ser qualquer nome, mas o nome de Jesus. Esta palavra de origem latina, se origina no grego Iesous, que, por seu turno, é a helenização do nome hebraico Jeshua, a forma abreviada de Jehoshua (ver Josué 1:1; Zacarias 3:1). Esta palavra significa “Javé é a salvação”. Quando ela aparece na forma abreviada – Jeshua – compreende-se que há uma ênfase sobre o verbo, ou seja, ele certamente irá salvar. Esta é a razão pela qual o anjo nos diz que “ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Notemos que é sempre Deus quem dá início à salvação da humanidade. Eis a diferença existente entre o evangelho e todas as outras religiões. Em todas as religiões existentes, é o homem que procura sua salvação e é sempre ele quem negocia ou procura alguma forma de troca ou barganha. No evangelho, a salvação vem até nós como uma proposta de Deus para seu povo, e ela é gratuita, ou seja, não exige nada em troca, exceto fé. Assim, não se trata de barganha ou de influência de quem quer que seja. Jesus é nosso salvador, e ele nos salvará de nossos pecados, seja qual a forma que ele tenha. Não importa se se trata de nossas ações ou omissões, se são nossos pensamentos ou palavras, nossos desejos mais íntimos ou o pior de nossos gestos; Deus nos perdoa em Jesus e nos reveste de sua glória eterna, nos dando a salvação. José é convidado a participar desse momento, nomeando o salvador do mundo.

Finalmente, a terceira mensagem que o anjo traz até José, é a revelação de que Maria, mesmo virgem, dará a luz a um filho que será chamado de “Emanuel”, que significa “Deus está conosco”. Há aqui, não apenas uma afirmação que possui um enorme significado teológico, a ponto de João dizer que “O Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória como a glória do unigênito do Pai” (João 1:14). O que encontramos nesse texto é a sublime afirmação de que Deus não deixa os seus sós ou abandonados, pelo contrário, Ele vem estar conosco, caminhar conosco pelo caminho, passar conosco pelas dificuldades, alegrar-se conosco em nossas vitórias e chorar conosco em nossas dores. Jamais estaremos sozinhos porque Deus se importou e se encarnou. Porque ele resolveu nascer em uma pobre estribaria para estar, para sempre, conosco. Portanto, na realidade, ainda que muitas vezes não reconheçamos ou sintamos, Ele está, sim, conosco. Deus está ao lado de seu povo em todas as circunstâncias, mesmo nas mais difíceis. Assim, quando você estiver diante de uma circunstância difícil e dolorosa, lembre-se sempre que você nunca está só. O “Deus conosco” te sustentará e de tomará tua mão para que você não atravesse sozinho o vale da sombra e da morte. Essa é a grande vantagem de estar ao lado de Jesus.

Por isso, meu caro leitor, lembre-se sempre da mensagem do anjo. Esta mensagem, no caso de José, foi um convite para que ele descansasse nos planos de Deus e entregasse tudo a Ele. Ela também pode trazer até você uma mensagem de paz e de consolação. Afinal, estamos falando de um dos momentos mais significativos da história, aquele em que Deus vem até nós para revelar seu profundo amor e seu desejo que que estejamos, para sempre ao seu lado. Eis o significado do Natal. Deus vem até nós por meio do Espírito Santo e do menino Jesus, para entrar em nossa vida e transformar nossa história. Ele apenas deseja que confiemos em seus planos e entreguemos a Ele a direção de nossa existência.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MUDAMOS PARA OUTRO SITE

Caríssimos leitores, já que estamos com dificuldades de acrescentar novas fotos ou filmes nesse blog, você poderá nos encontrar, agora,...

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Padre Jorge Aquino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page