APELO DO ARCEBISPO GRECO-CATÓLICO SVIATOSLAV SOBRE A ECLOSÃO DA GUERRA NA UCRÂNIA
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 25 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Amado em Deus povo da Ucrânia!
Nosso país está em perigo novamente!
O traiçoeiro inimigo, apesar de seus próprios compromissos e garantias, infringindo as normas básicas do direito internacional, como agressor injusto, pisou em solo ucraniano, trazendo consigo morte e destruição.
Nossa Ucrânia, que o mundo chama com justiça de “terras de sangue”, que tantas vezes foi aspergida com o sangue de mártires e lutadores pela liberdade e independência de seu povo, nos chama hoje para defendê-la – para defender sua dignidade diante de Deus e da humanidade, seus direitos à existência e o direito de escolher o próprio futuro.
É nosso direito natural e dever sagrado defender nossa terra e nosso povo, nosso estado e tudo o que nos é mais caro: família, língua e cultura, história e o mundo espiritual! Somos uma nação pacífica que ama as crianças de todas as nações com amor cristão, independentemente de origem ou crença, nacionalidade ou identidade religiosa.
Não infringimos os outros e não ameaçamos ninguém, mas não temos o direito de dar o nosso a ninguém! Neste momento histórico, a voz da nossa consciência nos chama todos juntos para defender um Estado ucraniano livre, unido e independente!
A história do século passado nos ensina que todos aqueles que iniciaram as guerras mundiais as perderam, e os idólatras da guerra trouxeram apenas destruição e declínio para seus próprios estados e povos.
Acreditamos que neste momento histórico o Senhor está conosco! Ele, que tem nas mãos o destino do mundo inteiro e de cada pessoa em particular, está sempre do lado das vítimas de agressões injustas, dos sofredores e dos escravizados. É Ele quem proclama Seu santo Nome na história de cada nação, captura e derruba os poderosos deste mundo com seu orgulho, os conquistadores com a ilusão de sua onipotência, os orgulhosos e insolentes com sua autoconfiança. É Ele quem concede a vitória sobre o mal e a morte. A vitória da Ucrânia será a vitória do poder de Deus sobre a mesquinhez e arrogância do homem! Assim foi, é e será!
Nossa santa Igreja-Mártir sempre esteve e sempre estará com seu povo! Esta Igreja, que já sobreviveu à morte e à ressurreição, como Corpo de Cristo Ressuscitado, sobre o qual a morte não tem poder, o Senhor deu ao seu povo nas águas batismais do rio Dnipro.
Desde então, a história de nosso povo e sua Igreja, a história de suas lutas de libertação, a história da encarnação da Palavra de Deus e a manifestação de Seu Espírito de verdade em nossa cultura se entrelaçaram para sempre. E neste momento dramático, nossa Igreja, como mãe e professora estará com seus filhos, os protegerá e os servirá em nome de Deus! Em Deus está nossa esperança e nossa vitória virá dEle!
Hoje proclamamos solenemente: “Nossa alma e corpo nos oferecemos por nossa liberdade! Com um só coração oramos: “Senhor, Grande e Todo-Poderoso, proteja nossa amada Ucrânia!”
Santos justos, mártires e confessores da terra ucraniana, rogai e intercedei por nós diante de Deus!
A benção de Deus esteja sobre você!
+ Sviatoslav
Metropolita da Igreja Greco-Católica Ucraniana e Arcebispo de Kiev
Dado em Kiev
na Catedral Patriarcal da Ressurreição de Cristo,
24 de fevereiro de 2021 AD

(Retirado de https://anglican.ink/2022/02/24/appeal-of-greek-catholic-archbishop-sviatoslav-on-outbreak-of-war-in-ukraine/)
Comentários