
Padre Jorge Aquino.
Talvez o maior empecilho que exista para se amar seja justamente este. Ou se ama sem reservas ou não se ama. Em geral queremos estar no controle de tudo. De nossa vida, de nosso futuro, de nossas decisões. Mas eis que nos apaixonamos e nos vemos, de repente, dependente de alguém, condicionado à alguém ou submisso ao bem-estar desta pessoa. Mas esta é a primeira grande verdade do amor. Ouso afirmar que não se ama verdadeiramente e plenamente até que nos sintamos absolutamente dependentes desta pessoa. Eu sei que isso soa estranho em uma sociedade como a nossa, que é tão individualista. Mas o amor é assim. Não há reservas. Não há espaços em nossa vida que não estejam abertos a quem amamos. Isto significa não ter reservas.
Em segundo lugar, o amor não é algo que “acontece” simplesmente e pronto! Já amamos para o resto de nossas vidas. O amor é como uma rosa que, apesar de seus espinhos – e eles existem – precisa ser regado e cuidado com carinho por toda a vida. Isso exige aprendizado e tempo. O amor pleno cresce e se desenvolve apesar dos defeitos do outro. Um amor sem reservas é um amor que exige cuidado e atenção. É verdade que estamos muito mais propensos a cuidar e a ter atenção com nossa própria carreira profissional. Mas quando amamos tudo o mais assume uma posição secundária. Amar sem reservas é amar com prioridade. Nada ou ninguém é mais importante do que a pessoa que amamos. Por isso Vinícius de Morais dizia: “Amai, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido”.
O amor sem reservas é apresentado pelo Apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Coríntios no capítulo 13. Lá aprendemos que o amor sem reservas é paciente, faz bem ao outro, não arde em ciúmes, não se vangloria nem se enche de soberba, não é grosseiro nem busca seus próprios interesses, é capaz de perdoar e de não se enraivecer, não age injustamente, mas de forma verdadeira e protetora. Ele sempre confia, espera e persevera, mesmo em meio à adversidade. Ainda que envelheçamos e nossos rostos se encham de rugas, o amor permanece, porque quem ama sem reservas, ama para sempre. Lembremos sempre das palavras do frade Dominicano Martín Gelabert Ballester, que disse: “O amor autêntico se oferece sem medida, sem reservas; dá tudo aquilo que tem e pode”. Afinal a vida é linda quando se tem ao lado alguém que se pode amar sem reservas, a quem nos entregamos totalmente de corpo e alma e para quem ofertamos toda nossa vida e nosso coração palpitando de emoção.
O maior exemplo de amor sem reservas nos é dado pelo próprio Deus. E, se Deus é amor, embora não possamos compreender exaustivamente nem Deus nem o amor, mas há alguns fatores que podem ser destacados no amor e que revelam algo sobre sua natureza.
O primeiro fator é a doação. No texto que tem sido visto como o texto áureo da Bíblia se diz que “Deus amou o mundo de tal maneira que DEU seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Quem ama, é capaz de se dar, de se doar, de ofertar tempo, carinho, atenção, enfim, aquilo que a pessoa amada necessita.
O segundo fator é a liberdade. Não se ama à força. Na realidade, o amor é uma decisão livre de quem ama. Ele não é obrigado ou constrangido a amar certa pessoa. Embora haja um fator emocional que é importantíssimo, o amor é uma escolha na qual a razão tem tanta importância quanto os desejos e os sentimentos.
O terceiro fator é a graciosidade. Quem ama verdadeiramente não quer nada em troca. Na realidade, nada do que façamos fará com que sejamos mais ou menos amados por Deus. Da mesma forma, nós amamos não porque a pessoa é assim ou assado. Amamos apesar da pessoa. Nós a amamos com seus defeitos, suas imperfeições suas falhas e suas deformidades. Esta é a magia do amor.
Minha sugestão é muito simples, e ela é retirada de uma música da década de 80: “quando um certo alguém, desperta o sentimento, é melhor não resistir, e se entregar”. A vida é muito curta para que a gente perca muito tempo fazendo elaborações intelectuais. Jogue-se nos braços daquele(a) que despertou seu coração com a alma aberta e seja feliz.
Commentaires