top of page

AME SEM RESERVAS

  • Foto do escritor: Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
    Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
  • 27 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Reverendo Padre Jorge Aquino.

Talvez o maior empecilho que exista para se amar seja justamente este. Ou se ama sem reservas ou não se ama. Em geral queremos estar no controle de tudo. De nossa vida, de nosso futuro, de nossas decisões. Mas eis que nos apaixonamos e nos vemos, de repente, dependente de alguém, condicionado à alguém ou submisso ao bem-estar desta pessoa. Mas esta é a primeira grande verdade do amor. Ouso afirmar que não se ama verdadeiramente e plenamente até que nos sintamos absolutamente dependentes desta pessoa. Eu sei que isso soa estranho em uma sociedade como a nossa, que é tão individualista. Mas o amor é assim. Não há reservas. Não há espaços em nossa vida que não estejam abertos a quem amamos. Isto significa não ter reservas.

Em segundo lugar, o amor não é algo que “acontece” simplesmente e pronto! Já amamos para o resto de nossas vidas. O amor é como uma rosa que, apesar de seus espinhos – e eles existem – precisa ser regado e cuidado com carinho por toda a vida. Isso exige aprendizado e tempo. O amor pleno cresce e se desenvolve apesar dos defeitos do outro. Um amor sem reservas é um amor que exige cuidado e atenção. É verdade que estamos muito mais propensos a cuidar e a ter atenção com nossa própria carreira profissional. Mas quando amamos tudo o mais assume uma posição secundária. Amar sem reservas é amar com prioridade. Nada ou ninguém é mais importante do que a pessoa que amamos. Por isso Vinícius de Morais dizia: “Amai, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido”.

O amor sem reservas é apresentado pelo Apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Coríntios no capítulo 13. Lá aprendemos que o amor sem reservas é paciente, faz bem ao outro, não arde em ciúmes, não se vangloria nem se enche de soberba, não é grosseiro nem busca seus próprios interesses, é capaz de perdoar e de não se enraivecer, não age injustamente, mas de forma verdadeira e protetora. Ele sempre confia, espera e persevera, mesmo em meio à adversidade. Ainda que envelheçamos e nossos rostos se encham de rugas, o amor permanece, porque quem ama sem reservas, ama para sempre. Lembremos sempre das palavras do frade Dominicano Martín Gelabert Ballester, que disse: “O amor autêntico se oferece sem medida, sem reservas; dá tudo aquilo que tem e pode”. Afinal a vida é linda quando se tem ao lado alguém que se pode amar sem reservas, a quem nos entregamos totalmente de corpo e alma e para quem ofertamos toda nossa vida e nosso coração palpitando de emoção.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MUDAMOS PARA OUTRO SITE

Caríssimos leitores, já que estamos com dificuldades de acrescentar novas fotos ou filmes nesse blog, você poderá nos encontrar, agora,...

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Padre Jorge Aquino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page