ACORDO DE PLENA COMUNHÃO ENTRE A PROVÍNCIA ANGLICANA DA AMÉRICA E A IGREJA ANGLICANA TRADICIONAL
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 4 de mar. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 25 de mar. de 2022
Caríssimos, em Cristo, por favor, encontrem com este comunicado a concordata oficial que estabelece a comunhão sacramental plena (communio in sacris) entre a Província Anglicana da América (APA) e a Igreja Anglicana Tradicional (TAC). A concordata foi aprovada por unanimidade pelo TAC Colégio dos Bispos da TAC em 3 de fevereiro de 2022 e pela APA Casa dos Bispos em 11 de fevereiro de 2022.
Este acordo de comunhão plena promove a crescente unidade dos Anglicanos Continuantes em todo o mundo, e liga as duas maiores porções da Igreja Continuante pela primeira vez, expandindo o acordo de comunhão plena existente entre a Província Anglicana da América e a Igreja Anglicana na América (a Igreja Província da Igreja Tradicional Anglicana). É também o primeiro acordo que estabelece plena comunhão entre outra jurisdição Anglicana Contínua e toda a Igreja Anglicana Tradicional global.
Oremos para que este esforço para a reunificação das Igrejas Anglicanas Continuantes produza frutos no Reino de Deus e estimule mais discussões ecumênicas com nossos irmãos em todo o Anglicanismo Continuante. Este é outro passo importante para a reunião das Igrejas Anglicanas Continuantes, enquanto buscamos fortalecer nosso testemunho comum em nosso Senhor Jesus Cristo, de Seu Evangelho salvador e da tradição anglicana histórica dentro da Igreja una, santa, católica e apostólica.
Juntas, a Província Anglicana da América e a Igreja Anglicana Tradicional alcançaram mais uma etapa na direção da reconciliação e reunificação da Igreja Cristã em sua expressão anglicana.
Esta Concordata será formalmente assinada em uma Missa Pontifícia Solene na Catedral de São Barnabé em Atlanta, Geórgia, no domingo, 22 de maio de 2022, sendo o quinto domingo após a Páscoa.
Que todos sejamos um – Ut unum sint!
Reverendíssimo Chandler Holder Jones, SSC, Bispo Presidente da Província Anglicana da América Bispo Ordinário da Diocese do Leste dos Estados Unidos e Reverendíssimo Shane B. Janzen, OSG, Primaz da Igreja Anglicana Tradicional Metropolita da Igreja Católica Anglicana do Canadá Bispo Ordinário da Diocese do Canadá Oeste
ACORDO QUE ESTABELECE A COMUNHÃO SACRAMENTAL PLENA (COMUNIO IN SACRIS) ENTRE A PROVÍNCIA ANGLICANA DA AMÉRICA E A IGREJA ANGLICANA TRADICIONAL
A Província Anglicana da América (juntamente com os Parceiros de Missão Global da APA estabelecidos no Anexo) e a Igreja Anglicana Tradicional, desejando caminhar juntos no Caminho do Evangelho de Jesus Cristo, acreditando e defendendo a Fé Cristã e a Religião Católica, e particularmente como o mesmo foi recebido e é expresso na Tradição Anglicana histórica, e buscando a plena comunhão sacramental (communio in sacris)um com o outro, concordamos e nos comprometemos com o seguinte Acordo:
1. Nós, de acordo com este Acordo, entramos em plena comunhão sacramental (communio in sacris) um com o outro; e assim reconhecem as Ordens, Liturgia, Doutrina e Disciplina uns dos outros, respeitando a independência canônica e a integridade doutrinal de cada Igreja.
2. Reconhecemos uns aos outros como anglicanos ortodoxos e católicos em virtude de nossa adesão comum aos princípios e autoridades fundamentais aceitos e resumidos na The Affirmation of Saint Louis (1977).
3. Reconhecemos uns nos outros em todos os aspectos essenciais a mesma fé; os mesmos sacramentos; o mesmo ensinamento moral; e a mesma adoração; da mesma forma, reconhecemos uns nos outros as mesmas Ordens Sagradas de bispos, presbíteros e diáconos na mesma sucessão apostólica.
4. Nós, por este Acordo, admitimos todos os membros em boas condições de cada Igreja para a plena participação na liturgia de cada Igreja e para receber os Sacramentos um do outro.
5. Reconhecemos e honramos a integridade jurisdicional de cada Igreja, procurando sempre respeitar a autoridade de cada uma em relação às suas paróquias, clero e povo.
6. Nós por este Acordo reconhecemos e encorajamos o clero de cada Igreja a ministrar, pregar e de outra forma participar da liturgia de cada Igreja, sujeito sempre à disciplina canônica e prática litúrgica da respectiva Igreja e a prévia autorização expressa dos respectivos Bispos Comum.
7. Reconhecemos e respeitamos que o clero de cada Igreja permaneça sob a autoridade de seu respectivo Bispo Ordinário até que sejam transferidos por Cartas Dimissórias ou outros instrumentos de transferência. Não permitiremos que nenhum clero se transfira de uma jurisdição para outra sem a permissão do Bispo Ordinário que o licenciou.
8. Enquanto buscamos a unidade com outros cristãos dentro da comunhão da una santa Igreja Católica e Apostólica, e trabalhamos para uma verdadeira restauração da Unidade visível de todos os cristãos ortodoxos, é nosso desejo preservar e manter nossa identidade anglicana; isto é, defender e permanecer fiel à Fé Católica, Ordem Apostólica, Culto Ortodoxo e Testemunho Evangélico da histórica Tradição Anglicana revelada na Sagrada Escritura, definida nos três Credos, mantida pela Igreja primitiva indivisa nas Sete Ecumênicas Conselhos, e estabelecido no Livro de Oração Comum.
AGENDAR
O Distrito Missionário do Caribe (APA)
O Distrito Missionário das Filipinas (APA)
A Pastoral Indígena da Província Anglicana da América no Equador
AGORA PORTANTO, com fé no amor de Deus, na comunhão do Espírito Santo e na graça salvadora de nosso Senhor Jesus Cristo, celebramos este Acordo de Comunhão Sacramental Plena (communio in sacris), proclamando assim nossa Fé Cristã, nossa herança anglicana, e nosso desejo de mantê-la, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, a quem, com o Pai e o Espírito Santo, seja toda honra e glória, mundo sem fim. Amém.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco e nos siga:
pejorgemonicab0@gmail.com
00+55+84+99904-8850
@padrejorgeaquino
https://www.youtube.com/channel/UC0wwVEix-_wzWCtM4QKobXA

Comentários