top of page

ACERCA DOS ENCONTROS MATRIMONIAIS

  • Foto do escritor: Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
    Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
  • 11 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura
Encontro Matrimonial Leonardo e Daniela

Reverendo Padre Jorge Aquino.

Muitas pessoas que me procuram para que eu faça suas cerimônias de casamento ficam constrangidas quando eu falo da necessidade de termos alguns encontros matrimoniais. Elas perguntam: é mesmo necessário? A impressão é que elas têm uma péssima ideia sobre estes encontros. E até entendo porque. Mas procurarei dar três razões para que estas pessoas fiquem mais tranquilas.

  1. Os encontros aproximarão mais os noivos do padre

Em toda minha vida de sacerdote fiz três casamentos sem conhecer os noivos, e a experiência não foi muito boa. Eu Estava lá parado na frente de duas pessoas que não conhecia e que não sabia nada sobre elas nem elas sobre mim. É por isso que faço os encontros. Para que os noivos possam me conhecer mais e eu a eles. Preciso saber da história do casal. Como se conheceram, quando se apaixonaram, a quanto tempo namoram, etc. Os encontros servem, em primeiro lugar, para que se crie este link entre o casal e o padre. Link que ficará explícito durante toda a celebração.

  1. Os encontros os farão compreender melhor o matrimônio

Em segundo lugar os encontros matrimoniais são uma oportunidade para que os noivos conheçam um pouco mais sobre o matrimônio e sua teologia. Nos encontros apresento a liturgia da cerimônia e o “passo a passo” de todos os elementos envolvidos. Este é o momento para discutirmos se os noivos farão votos pessoais, se desejam comungar, se querem alguma outra cerimônia (como a das areias, p.e.), se será uma cerimônia religiosa com efeito civil ou não – em caso positivo, quais os passos exigidos para se dar entrada no cartório -, e mesmo se a cerimônia deverá ser mais solene e séria ou poderá ser mais leve, solta e descontraída.

  1. Os encontros os farão saber mais sobre o casamento.

Eu entendo o medo das pessoas quando elas ouvem falar dos encontros matrimoniais. Elas pensam que estarão em um enorme grupo de pessoas e que terão que expor suas ideias e suas vidas. Não é assim que faço. Em geral me encontro apenas e exclusivamente com o casal, e discutimos alguns temas relacionados ao casamento. Mas, às vezes, quando os noivos não moram em minha cidade, podemos conversar por vídeo chamada, whatsapp, e todos os recursos que a tecnologia nos dispõe, para que possamos conversar. A vantagem de se ter um padre casado conversando com você é que ele entende muito bem sobre o que é um casamento, suas crises, seus dilemas, suas alegrias, vitórias e o que significa criar filhos. Por tudo isso, todo casal deveria sim, participar e desejar os encontros matrimoniais.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MUDAMOS PARA OUTRO SITE

Caríssimos leitores, já que estamos com dificuldades de acrescentar novas fotos ou filmes nesse blog, você poderá nos encontrar, agora,...

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Padre Jorge Aquino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page