ACERCA DO MAL
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 17 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Reverendo Padre Jorge Aquino.
Falar acerca do mal nunca é uma tarefa muito fácil. E ela jamais poderia ser enfrentada em um breve artigo pensado para ser escrito para um blog. No entanto, há um aspecto do mal que eu gostaria de refletir e que deveria está diante de nós diuturnamente. Este aspecto nos foi resumido em uma frase do ilustre pensador francês J-P Sartre, quando afirmou: “O pior mal é aquele ao qual nos acostumamos”.
De fato, não há ser-humano que não experimente a realidade da dor, do sofrimento e da desventura. Arrisco a afirmar que a própria condição humana exige a presença de algum tipo de situação na qual, em algum momento, ou de alguma forma, enfrentemos o sofrimento em suas mais diversas facetas.
No entanto, diante desses males, também podemos dizer da possibilidade de reagir de formas bem distintas. Existem aqueles que se acostumam, se habituam e até mesmo aceitam os males da vida com todas as suas consequências físicas e mentais. No entanto, há outro grupo de pessoas que enfrenta esses males e procura de todas as formas, superá-los e suplantá-los.
Ontem nosso Brasil perdeu quase 3 mil vidas em 24 horas, para o Corona vírus. Fala-se que este será o “março” mais tenebroso que nosso país já enfrentou. E existem estimativas de que esta pandemia chegará a levar, inda, mais de meio milhão de pessoas.
Diante dessa realidade, eu pergunto. A qual tipo de pessoas você pertence? Aos resignados que aceitam tudo o que é informado pelas autoridades, entendendo, talvez, que esta é a vontade de Deus, ou aos que têm coragem de questionar a realidade e confrontar as dificuldades, visando vencê-las e superá-las? Acredite. Sua postura diante do mal que abate hoje toda a humanidade vai definir seu caráter e sua pessoa. Junte-se aos que desejam superar e vencer este e todos os outros males que nos atingem. Tenha a coragem de ser alguém que luta pela libertação de todos os males que nos aprisionam.

Comments