ACERCA DAS CRISES
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 10 de out. de 2019
- 2 min de leitura

Reverendo Padre Jorge Aquino.
Afinal o que é uma crise? É muito revelador saber que, em mandarim, a palavra “crise” é escrita com dois ideogramas (letras). Um significa perigo, e o outro, oportunidade. De fato, a crise é um sinal de que algo está mal, seja na economia, na política ou em nossas relações pessoais.
No entanto, quando percebemos que a milenar sabedoria chinesa encara a crise como o binômio perigo/oportunidade, certamente podemos mudar nosso olhar acerca das diversas crises e afirmar pelo menos três verdades sobre elas.
Toda crise possui três elementos: uma solução, um prazo de validade e uma lição para sua vida. Assim, em primeiro lugar, toda crise traz consigo, uma solução. A crise somente ocorre quando uma forma de ser, ou um caminho a seguir, usada a muito tempo, começa a revelar sua instabilidade, seu desequilíbrio e passa a revelar vacilação e o perigo de chegar a um colapso. Essa realidade adversa, inevitavelmente nos fará seguir dois caminhos. Ou bem desistimos e capitulamos, ou bem usamos a cabeça e encontramos uma saída ou uma solução. Quero crer que você é uma daquelas pessoas que, estando em crise, não desiste, mas busca remediar a situação e resolver o problema.
Em segundo lugar, se toda crise traz consigo uma solução, é natural supor que toda crise traz consigo um prazo de validade. Ora, se existe a possibilidade de solucionar a crise, se essa possibilidade é real, então ela somente vai perdurar pelo tempo que quisermos que ela perdure. Se formos racionais ou inteligente, resolveremos isso o mais breve possível. Caso contrário, vamos ficar esmurrando as ondas procurando evitar o avanço do mar e jamais conseguiremos vencer a crise. Olhe para a solução e solucione. Simples assim.
Por fim, em terceiro lugar, toda crise traz consigo uma lição para sua vida. A crise não se instalou sem qualquer razão. Em algum momento você permitiu que a muralha que te dava a segurança necessária se enfraquecesse. Cabe a nós encontrar este lugar fragilizado e trabalhar nele. Fortalecer o espaço frágil e trabalhar para que esta parte de nossa vida possa ser revitalizado e, dessa forma, resistir às demais investidas que a vida invariavelmente nos trará.
Desta forma meu querido, olhe para a crise que você está passando como algo perigoso, sim; mas também como uma grande oportunidade que você está tendo de melhorar sua qualidade de vida e a qualidade de seu relacionamento. Aprenda com os conselhos dos antigos. Um deles disse: “Não há crise em uma relação que suporte às lembranças que os levaram a estar juntos”. Converse, portanto, com seu cônjuge e, juntos, de mãos dadas, vençam as crises.
Comments