top of page

Acerca da possibilidade da união das jurisdições Anglicanas Continuantes

  • Foto do escritor: Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
    Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
  • 1 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura
jurisdições em comum 2020

Reverendo Padre Jorge Aquino.

Estive lendo recentemente um excelente texto escrito pelo Padre R. Tartasitano, um membro do Movimento Anglicano Continuante, sobre o que poderia ocorrer entre as principais jurisdições desse movimento nos próximos anos.

É clara que seria uma tolice procurar prever qual será o futuro do Anglicanismo Continuante em todo o mundo. Mas arriscar a ser um pouco tolo não é algo tão ruim assim. Dessa forma, eu apontaria alguns caminhos. Em primeiro lugar, acredito que o Sínodo Geral Conjunto de 2020 apresenta um “G-4” dessas igrejas Anglicanas em pleno andamento. Este Sínodo Conjunto é a sequência dos sínodos conjuntos de 2017, nos quais a Igreja Católica Anglicana (ACC), Província Anglicana da América (APA), Igreja Anglicana da América (ACA) e a Diocese da Santa Cruz (DOHC) entraram em pleno comunhão, representa um passo importantíssimo em uma futura união orgânica.

Em segundo lugar, esse passo inquestionavelmente representou um passo significativo para as instituições, mas também implicou em consequências relevantes para os relacionamentos pessoais. Assim, inevitavelmente, descreve o padre Tartasitano, todos perceberam o surgimento de um espírito de alegria e esperança que atingiu clérigos e leigos de todas as jurisdições e construiu amizades e parcerias que certamente dará muito frutos.

Em terceiro lugar, ficou claro ainda que, desde 2017 – quando ocorreram as primeiras tratativas -, uma unidade orgânica envolvendo jurisdições que concordam e desejam fundamentalmente a unidade da Igreja, ainda é complicada em função de diferenças canônicas (reconhecimento de ordens e a situação de clérigos que estão em segundas núpcias) e culturais que foram inevitavelmente desenvolvidas ao longo dos últimos 40 anos. Sabemos que essas diferenças não são intransponíveis, mas elas precisam ser enfrentadas em oração para o bem do futuro da Igreja Anglicana.

Em nosso Brasil já existem tentativas de diálogo entre jurisdições continuantes para que o mesmo aconteça. Creio que as dificuldades serão similares, mas com o tempo e com humildade e vontade de superar os problemas, acredito que também em nosso país, as Igrejas Anglicanas Continuantes também poderão apresentar um testemunho em comum.

Minha oração é que a paixão pelo Anglicanismo permita com que todas as eventuais dificuldades sejam debeladas e que a unidade seja refeita, superando tudo o que nos separa, a fim de que o mundo possa ouvir um testemunho conjunto do Evangelho de Cristo e assim, creia.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MUDAMOS PARA OUTRO SITE

Caríssimos leitores, já que estamos com dificuldades de acrescentar novas fotos ou filmes nesse blog, você poderá nos encontrar, agora,...

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Padre Jorge Aquino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page