ACERCA DA CONVIVÊNCIA
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 26 de ago. de 2019
- 1 min de leitura

Reverendo Padre Jorge Aquino.
Em uma sociedade cada vez mais paradoxal – por gerar simultaneamente tanta possibilidade de encontro, e tanta solidão nos corações das pessoas -, seguramente é imperativo retomar a importância e a relevância da convivência.
Conviver é “viver com”. Ela faz referência à vida que se vive em comum com alguém. Desde que nascemos, convivemos. Mas com o tempo, a maior parte de nossa convivência se dá com aquela pessoa que escolhemos para viver pelo resto da vida. Este é o projeto mais importante que podemos construir; e o construímos à dois. As pesquisas demonstram que aqueles que dão importância à convivência, estão menos predispostas a acidentes, doenças mentais, suicídios e outros problemas.
Muito embora seja importante reconhecer que a autoconfiança e a individualidade e independência sejam aspectos fundamentais para o desenvolvimento de cada ser humano, o apoio, a convivência e a companhia do outro, é determinante – quiçá – imprescindível, para a saúde.
Encerro esta breve ponderação lembrando as palavras do ilustre poeta Mário Quintana que diz: “Na convivência, o tempo não importa. Se for um minuto, uma hora, uma vida. O que importa é o que ficou deste minuto, desta hora, desta vida”. Que no tempo que temos, a qualidade de nossa convivência seja a melhor possível.
Yorumlar