ACEITE UM CONSELHO!
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 6 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

Reverendo Padre Jorge Aquino.
Desde pequeno que ouvimos as pessoas dizerem que, se conselho fosse bom não se dava, se vendia. Mas aí está, justamente, a natureza do conselho. Ele só é conselho se for gratuito e se vier acompanhado com o desejo de ajudar. O conselho é uma opinião, um aviso ou um parecer sobre o que você deve ou não fazer. No entanto, diante do conselho, é possível reagir de duas formas: ou bem você o recusa, ou bem você o aceita. Tenho hoje um conselho para você. Ele não é exatamente meu, foi dito por outra pessoa. No entanto, sua verdade é tão universal que qualquer pessoa com siso, cautela ou bom senso, poderia torná-lo seu. Ele diz: “Seja sempre você, com suas qualidades e defeitos, mas não mude para agradar ninguém. Se houver uma necessidade de mudança, que seja para agradar a Deus e para fazer o bem a você mesmo. Quem te ama te aceita” Cecília Sfalsin.
Nesse conselho, podemos encontrar algumas verdades. Em primeiro lugar, nós sempre devemos continuar sendo quem sempre fomos. Portanto esse conselho valoriza a sua autenticidade, com seus defeitos e virtudes. Não aceite conselhos que procurem fazer de você uma outra pessoa.
Em segundo lugar, ser você mesmo não significa que você não precise de uma mudança. Nós sempre precisamos melhorar. Esse é o sentido e a direção na qual devemos trilhar: sempre buscar sermos pessoas melhores. Portanto, se você precisar mudar algo, não mude para agradar os outros, mude apenas para a gradar a Deus. Mude porque Deus assim o deseja. Ele, em sua onisciência sabe o que é melhor para nós.
Por fim, em terceiro lugar, há uma verdade que o tempo preservou como uma das maiores verdades jamais ditas: “Quem te ama te aceita”. Se alguém, te deixou foi porque não aceitava quem você era ou não aceitava o que você acreditava. Esta pessoa está no seu direito. Mas quem ama, consegue conviver com quem discorda e com quem tem divergências.
Há um texto bíblico com o qual eu gostaria de encerrar essa breve meditação. Ele diz: “Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio” (Pv. 19: 20). A finalidade do conselho não é meramente pragmática, ela é ontológica, pois procura transformar nosso ser (em grego: to on). Seja sábio! Aceite os bons conselhos que lhe são dados. Veja em cada um deles, uma oportunidade de se tornar sempre uma pessoa melhor.
Commentaires