top of page

A Importância dos encontros matrimoniais

  • Foto do escritor: Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
    Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
  • 28 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura
Padre Jorge Aquino_Tiago e Bia

Reverendo Padre Jorge Aquino.

Muitas pessoas que me procuram para que eu faça suas cerimônias de casamento ficam constrangidas quando eu falo da necessidade de termos alguns encontros matrimoniais. Elas perguntam: é mesmo necessário? A impressão é que elas têm uma péssima ideia sobre estes encontros. E até entendo porque. Mas procurarei dar três razões para que estas pessoas fiquem mais tranquilas.

1. Os encontros aproximarão mais os noivos do Ministro

Em toda minha vida de sacerdote fiz três casamentos sem conhecer os noivos, e a experiência não foi muito boa. Eu Estava lá parado na frente de duas pessoas que não conhecia e que não sabia nada sobre elas nem elas sobre mim. É por isso que faço os encontros. Para que os noivos possam me conhecer mais e eu a eles. Preciso saber da história do casal. Como se conheceram, quando se apaixonaram, a quanto tempo namoram, etc. E mais, preciso saber se são pessoas cujo casamento exigirá uma certa seriedade e solenidade ou se ele será mais leve, solto e descontraído. Os encontros servem, em primeiro lugar, para que se crie este link entre o casal e o padre. Link que ficará explícito durante toda a celebração.

2. Os encontros os farão compreender melhor o anglicanismo

Em segundo lugar os encontros matrimoniais são uma oportunidade para que os noivos conheçam um pouco do anglicanismo, de seu jeito de ser e de sua teologia. Este é um momento em que eles ficam sabendo da teologia anglicana do casamento e de nosso ethos. Eles de repente estão diante de um padre que é casado e que tem filhos. De repente eles encontram uma igreja que recebe e abraça mesmo as pessoas que, infelizmente, passaram pela dramática experiência do divórcio. Para o Anglicanismo, acolher as pessoas dentro de todas as suas circunstâncias peculiares, é algo libertador.  Este é também o momento em que o casal conversa com o padre sobre o Rito do Matrimônio, se desejam a Comunhão, se dirão mensagens particulares um para o outro e sobre se farão ou não uma cerimônia com efeito civil. Por isso é importante ter um conhecimento daquilo que se vai fazer no casamento.

3. Os encontros os farão saber mais sobre o casamento.

Eu entendo o medo das pessoas quando elas ouvem falar dos encontros matrimoniais. Elas pensam que estarão em um enorme grupo de pessoas e que terão que expor suas ideias e suas vidas diante de todos. Não é assim que faço. Em geral tenho um encontro apenas com o casal – em minha casa ou em um local onde podemos conversar sem sermos incomodados – e discutimos temas relacionados ao casamento. A vantagem de se ter um padre casado conversando com você é que ele entende muito bem sobre o que é o casamento, suas crises, seus dilemas, suas alegrias, vitórias e o que significa criar filhos. Ademais nestes encontros tratamos de temas extremamente importantes e atuais para a saúde do casal na tentativa de evitar problemas futuros. Por tudo isso, todo casal deveria sim, participar e desejar os encontros matrimoniais. Encerro dizendo que, se o seu “grande dia” está chegando e você ainda não se comunicou comigo para iniciar seus encontros, faça-o o mais breve possível.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MUDAMOS PARA OUTRO SITE

Caríssimos leitores, já que estamos com dificuldades de acrescentar novas fotos ou filmes nesse blog, você poderá nos encontrar, agora,...

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Padre Jorge Aquino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page