top of page

A DITADURA DAS EXPECTATIVAS SOCIAIS

  • Foto do escritor: Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
    Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
  • 4 de dez. de 2021
  • 3 min de leitura

Reverendo Jorge Aquino.

Se existem forças aptas o bastante para nortear e dirigir com mão de ferro nosso comportamento e nossas escolhas, nos dias de hoje, são as expectativas sociais. O que muitas vezes não nos damos conta é que elas agem implacavelmente sobre nós e acabam por nos destruindo por dentro. A dor e o sentimento de deslocamento é tão grande que gostaríamos de tecer alguns comentários sobre ela.

Em primeiro lugar, a ditadura das expectativas sociais nos são impostas de fora pra dentro. Estas normas estão em todo lugar. Elas nos dizem qual marca de roupa devemos usar, que tipo de alimento devemos comer, qual deve ser nosso peso ideal, o IMC adequado, a cor do cabelo, quanto de botox deve ser usado nos lábios e quanto silicone nos seios, quanto tempo devemos gastar na academia, quais os tipos de fotos que devemos postar no instagran ou facebook, etc. Tudo isso acontece e você acaba se vendo sem domínio algum de sua própria vida. Caso você não cumpra as expectativas que a sociedade criou a seu respeito, você passará a ser vista como uma pessoa segregada do convívio social. Um pária que não consome o que todos consomem, logo, uma pessoa estranha e antissocial.

Em segundo lugar, a ditadura das expectativas sociais geram a infelicidade nas pessoas. Muita gente não compreende que boa parte da infelicidade que sentem tem a ver com o fato de que estão um pouco acima do peso que a sociedade determinou que ela deveria ter. Muitos se sentem infelizes porque não podem “consumir” aquilo que a sociedade estabeleceu para elas. E, para poder seguir as expectativas, elas fazem de tudo, inclusive os sacrifícios mais absurdos. Conheço pessoas que sequer se alimentam bem, mas vão duas vezes por dia à academia para manterem o corpo em forma. Assim, um corpo “sarado” lhes parece mais importante do que a própria saúde. A aparência tem mais valor que o ser. Falta dinheiro para muitas coisas que consideraríamos fundamental, mas quando é preciso trocar o celular por um modelo mais atualizado, se faz o que for preciso. Assim, essas pessoas se alimentam mal, não possuem uma formação adequada, deixam de investir em sua carreira profissional, mas tem um celular atual, vestem roupa de marca e vão a academia diariamente. Apesar disso tudo, ainda precisam conviver com uns quilinhos a mais e, porque não conseguiram dinheiro suficiente para aplicar botox nos lábios, vivem infelizes. Que pena que as expectativas alheias lhes são tão importantes assim.

Por fim, quero lembrar a você que Deus deseja a sua felicidade e esta felicidade está na liberdade. Você tem a obrigação de fazer com que a sua vida e as suas expectativas sejam o reflexo fiel daquilo que realmente é importante para você e que o define enquanto pessoa e indivíduo. Você não faz parte de uma massa amorfa de indivíduos incapazes de tomar suas próprias decisões ou de fazer suas próprias escolhas. Seja quem você acha que deve ser. Use o que você gosta de usar, coma o que você acha apetitoso e lhe agrada. Claro, isso não significa que você tenha que descuidar de sua saúde para ser feliz. Mas a liberdade traz consigo a possibilidade de escolher, logo, a angústia da escolha. Mas viver com liberdade é muito mais prazeroso do que viver submisso às expectativas que a sociedade midiática cria e estabelece como sendo a única verdade possível. Viva autenticamente, sendo quem você é, e não quem as pessoas querem que você seja. Lembre-se que, “se o Filho vos libertar, verdadeiramente vocês serão livres”.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MUDAMOS PARA OUTRO SITE

Caríssimos leitores, já que estamos com dificuldades de acrescentar novas fotos ou filmes nesse blog, você poderá nos encontrar, agora,...

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Padre Jorge Aquino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page