top of page

11. AMAR É... Tudo sofrer

  • Foto do escritor: Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
    Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
  • 10 de mar. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de mar. de 2022

Padre Jorge Aquino.

Ao entrarmos no sétimo versículo do capítulo 13 da Primeira Carta aos Coríntios, encontraremos mais quatro características do amor. É assim que diz o texto grego transliterado “panta stegei, panta pisteuei, panta elpizei, panta hupomenei”. Diante deste versículo chegamos ao décimo primeiro elemento que marca a essência do amor: ele “tudo sofre”, ou, no grego, “panta stegei”.

A raiz desta última palavra “stegô” é bastante reveladora. Isidro Pereira tanto a traduz como “cobrir, proteger, defender, encobrir, ocultar, encerrar, conter” como também traduz por “suportar, resistir a, renunciar a”. Taylor, por seu turno, parece fazer uma tradução mais interpretativa à medida em que ele diz que a palavra significa “suporto (etim., cobrir de teto, daí esconder, assim defender-se contra, resistir, suportar)”. McKibben, finalmente, é bem lacônico à proporção em que traduz a palavra simplesmente por “sofro, suporto”. Um exemplo do uso desta palavra pode ser visto em I Coríntios 9: 12 quando Paulo diz “pelo contrário, suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo”.

As traduções da Bíblia em português seguem na mesma direção. A Versão Almeida Atualizada traduz “tudo suporta”; a tradução da CNBB diz: “Ele desculpa tudo”; a Bíblia de Jerusalém, bem como a versão Pastoral da Bíblia, traduz: “Tudo desculpa”. É assim que também traduz a Bíblia Tradução Ecumênica. Destoando das traduções citadas, a Bíblia na linguagem de hoje, novamente, quase parafraseando o texto, traduz: “o amor nunca desanima”.

Estas aparentes divergências na tradução da palavra “stegô” como “suportar” ou “cobrir” ou, ainda, “sofrer”, pode ser explicado pelas palavras de Rienecker e Rogers (1985, p. 320) quando traduzindo “stegô”, dizem: “cobrir (como um teto). O significado é ou cobrir no sentido de proteger, ou suportar como um teto (Barrett) ou aguentar, ter paciência”. Desculpar aqui, tem o sentido de cobrir, ou de encobrir o erro. E, para tanto, é preciso ter paciência para com o infrator. Leon Morris é ciente das duas possibilidades de tradução. Por isso ele diz: “O verbo stego contém a ideia básica de ‘cobrir’” (MORRIS, 1983, p. 149). Daí vem a significar, “esconder cobrindo”, “desviar cobrindo”, “suportar”. É possível que aqui tenha o primeiro sentido. O amor apaga aquilo que em outrem é desagradável. Mas é mais provável que tenha o ultimo sentido (como se á em 9: 12, “suportamos tudo”). O amor não recua facilmente; aguenta” (sic) (MORRIS, 1983, p. 149).

É interessante, diz o comentário de Broadman (BROWN, 1984, p. 435) que neste verso 7 Paulo já não se refere ao que o amor é, mas ao que o amor faz. Ele tudo sofre. Ele aguenta tudo. E continua: “Ele sobrevive à tristeza, à decepção, à crueldade, à disposição da verdade, à indiferença”. Uma tradução livre nos faria ver que o verdadeiro amor tolera a fraqueza dos outros. É o que nos ensina Pedro em I Pd 4:8 “Tende, antes de tudo, ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados”. Este é um comportamento muito semelhante ao de Deus para conosco. Ele encobre nossos pecados, suportando-os e perdoando-os. Chaplin (s/d, p. 209) nos diz que a palavra “sofre” é derivada de um termo grego que significa telhado. E é seguindo este pensamento que ele diz: “o telhado cobre, protege, ‘suporta’ a tempestade, conservando no bem-estar os que estão no interior da casa”.

Na essência do verdadeiro amor conjugal está a capacidade de encobrir no sentido tanto de “colocar um véu por cima”, quanto no sentido de oferecer um espaço onde os erros não serão levados em conta e nós poderemos ser perdoados e curados de nossas mazelas. Por mais difícil que possa parecer, se amamos nosso cônjuge, precisamos estar sempre dispostos a “encobrir” nosso companheiro no recôndito de nosso amor. Quando assim o fazemos, o retiramos da ação das intempéries e o colocamos em um lugar seguro, protegido e guardado de todo o mal. O verdadeiro amor “encobre” o amado para protege-lo, sempre.


Qualquer dúvida, entre em contato conosco e nos siga:

pejorgemonicab0@gmail.com

00+55+84+99904-8850

@padrejorgeaquino

https://www.youtube.com/channel/UC0wwVEix-_wzWCtM4QKobXA



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
MUDAMOS PARA OUTRO SITE

Caríssimos leitores, já que estamos com dificuldades de acrescentar novas fotos ou filmes nesse blog, você poderá nos encontrar, agora,...

 
 
 

Kommentarer


Post: Blog2_Post

©2020 por Padre Jorge Aquino. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page