CELEBRAÇÃO DE CRISTO REI DO UNIVERSO
- Reverendo Padre Jorge Aquino ✝
- 22 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Reverendo Padre Jorge Aquino.
No dia de hoje estamos começando a ultima semana do Ano litúrgico e nos preparando para o Advento, que marca a chegada de um novo ano. Neste ultimo domingo do ano litúrgico, celebramos a festa de Cristo, o Rei do universo.
Quando pensamos nessa realidade de sua absoluta e plena soberania sobre tudo e todos, não posso deixar de lembrar do momento em que Jesus estava no deserto, logo após seu batismo e poucos antes de iniciar seu ministério. Alí, no deserto, o Evangelho nos diz que o diabo apareceu e tentou nosso Senhor. O mais surpreendente de tudo, não é o fato de que Jesus foi tentado, mas a absurda proposta feita pelo diabo: “Tudo isso te darei se prostrado, me adorares”. Quem o diabo pensava ser, se a Bíblia diz que “Do Senhor é a terra e toda a sua plenitude”? Sobre quem ele imaginava possuir poder, se todo o poder está em Jesus? Eis que estamos diante de um blefe do diabo, frente a um momento de fraqueza física de Jesus, depois de 40 dias de jejum. Hoje, porém, nos lembramos que quem está assentado no trono glorioso e virá, em glória, para julgar os vivos e os mortos, é nosso Senhor Jesus Cristo.
Se ele é o nosso Rei, somente a ele devemos honrar e obedecer; somente suas ordens e seus mandamentos possuem caráter absoluto e inquestionável. Sendo assim, não temos alternativas a não ser seguir, obedientemente, suas ordens. E no texto do Evangelho de Mateus que é indicado para esse dia, aprendemos que a principal ordem de Jesus para sua Igreja é que ela não se omita diante das grandes necessidades das pessoas. Verificamos na sociedade que nos cerca, gente só, gente com fome e sede, gente presa e com frio, gente injustiçada e vítima de violência e de intolerância. Contudo, se realmente temos em Jesus o nosso Rei e Senhor, não são nossas necessidades que devem ter prioridade, mas as necessidades dos outros. E isso é assim, porque quando servimos ao próximo, estamos servindo ao próprio Jesus, além do fato de que Jesus nos deu o exemplo quando veio para servir e dar a sua vida por nós, que nada merecíamos dele.
Que nos unamos para anunciar ao mundo que somente em Jesus podemos encontrar um paradigma absoluto. Que somente em Jesus podemos encontrar o Reino que se estabelecerá no fim dos dia e no qual nós seremos um com o Pai.

Comments